Estamos nos aproximando do período de férias, o que significa que muita gente já está planejando suas viagens. Para aqueles que adoram pegar uma estrada, o Spotify está lançando o “Soundtrack your Ride”, um novo recurso que cria automaticamente uma playlist para viagens longas. 

Primeiramente, para calcular a quantidade de músicas que essa playlist terá, você deve informar o ponto de partida e o destino para que a ferramenta trace a rota usando o Google Maps e identifique o tempo estimado da viagem. 

Em seguida, o usuário precisa responder algumas questões, como que tipo de carro você vai dirigir, com quem vai viajar e qual é a sua “drive vibe”. Depois, a plataforma pergunta qual é o seu gênero musical preferido, e pede para você escolher uma canção de uma lista com seis opções: “Bohemian Rhapsody” do Queen, “A Thousand Miles” da Vanessa Carlton, “Ridin’ Solo” do Jason Derulo, “Life is a Highway” do Rascal Flatts, “Body Like a Back Road” do Sam Hunt, ou “Sucker” do Jonas Brothers.

Soundtrack your ride - Spotify

Essa lista com apenas seis opções é a primeira limitação do novo recurso, principalmente porque não há nenhuma música em outro idioma além do inglês. Além disso, parece que ele foi pensado para as pessoas que gostam de se planejar antes, pois todos os passos mencionados anteriormente ocorrem no navegador. Segundo o The Verge, apesar de você ainda conseguir acessar o Soundtrack your Ride pelo navegador do celular, a experiência não é muito boa, sendo que algumas questões aparecem cortadas. Ou seja, se você decidir criar a playlist quando já estiver na estrada, vai ter algumas dificuldades. 

Outro ponto é que o mapa só consegue identificar trajetos restritos ao Estados Unidos, mas o usuário ainda pode informar manualmente o tempo de duração da viagem.

No geral, a ideia é interessante, considerando que o recurso também analisa seu histórico de atividades e, provavelmente, deve recomendar músicas que combinam com seu gosto musical, economizando o tempo que você gastaria criando uma playlist ou tentando decidir durante a viagem o que seus amigos querem ouvir durante seis horas de estrada. Ainda assim, alguns ajustes seriam muito bem-vindos.