O Spotify já teve letras de músicas incorporadas no aplicativo para desktop – o conteúdo era oferecido por meio de uma extensão do Musixmatch, mas acabou sendo descontinuada. Agora, os usuários terão essa experiência de volta: a partir desta terça-feira (30), o aplicativo do streaming de música mostrará letras em tempo real, acompanhando a canção, no celular e computador.

O recurso vai funcionar em 26 países, inclusive no Brasil. A funcionalidade está presente graças a uma nova parceria com o Musixmatch com o Spotify, que exibe as letras das músicas em seus idiomas originais.



A opção está sendo liberada aos poucos. Quando estiver disponível para você, é só tocar em Letras na parte inferior da tela Tocando Agora, aquela que mostra a capa do álbum.

A dificuldade de o Spotify oferecer um recurso como esse tem a ver com o licenciamento desse tipo de conteúdo, como aponta o TechCrunch. As letras das músicas poucas vezes são enviadas por gravadoras e distribuidoras, e a maioria dos sites e serviços recorrem aos envios de fãs.

Depois que as letras estão hospedadas em um site, podem ser consideradas propriedade intelectual deles. O serviço de letras Genius, por exemplo, processou o Google e seu parceiro LyricFind alegando cópia de conteúdo – para provar, o Genius colocava uma espécie de marca d’água em suas letras, incluindo os alguns apóstrofos curvos em uma sequência específica.

Os países que vão receber a novidade são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cingapura, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Filipinas, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Tailândia, Taiwan, Uruguai e Vietnã.