A relação entre smartphones com tela sensível ao toque e jogos nostálgicos de um passado cada vez mais distante envolve muito amor, ódio e expectativa. Alguns odeiam emular os botões no touchscreen, outros amam reviver aquela infância de 12 horas na frente da TV de tubo. Independente de sua opinião, as próximas investidas da Square Enix no iOS e também no Android são dignas de esperança: a empresa confirmou que o clássico Chrono Trigger chegará em breve aos aparelhos.

O anúncio foi feito durante o Tokyo Game Show, feira gigantesca de games rolando em Tóquio (jura?). A empresa disse que o jogo ainda está em desenvolvimento, portanto não há data exata de lançamento. Mas é interessante ver o novo foco da Square no Android: Final Fantasy Tatics e outros títulos já foram portados para iOS, mas ficaram de fora do robô. Dessa vez, não só Chrono Trigger está nos planos, como mais dois outros jogos — Itadaki Street (um Banco Imobiliário para japoneses) e Dragon Quest Monsters (no maior estilo Pokemon).

Além dos jogos, a Square Enix pretende lançar uma loja própria de aplicativos para Android, mas apenas no Japão. Além de parceria com as principais operadoras japonesas, a lojinha deve ter jogos como Final Fantasy, Final Fantasy II, Chaos Rings, Chaos Rings Omega, e Crystal Defenders. Não é exagero sonhar com alguns desses títulos nos Androids ocidentais também, não? [Pocket Gamer via Android and Me]