A Samsung acaba de anunciar um novo SSD — e ele é nada mais que o drive mais rápido do mundo para consumidores comuns, com velocidades que atingem 2.500 MB/s de leitura e 1.500 MB/s de escrita.

>>> Armazenamento XPoint da Intel será 1.000 vezes mais rápido que SSDs atuais

O 950 Pro SSD é uma atualização de seu predecessor, o 850 Pro: ele lê quatro vezes mais rápido e escreve três vezes mais rápido que o modelo anterior. O Ars Technica aponta que essas atualizações tão grandes de performance ocorrem graças a algo chamado NVMe, que substitui o AHCI usado em muitos dos SSDs modernos.

O problema do AHCI é que ela é uma tecnologia projetada pela Intel em 2004 para antigos modelos de discos rígidos, e isso representa um limite a velocidade de dados nos modelos de hoje.

O 950 Pro é pensado para profissionais que exigem uma performance excepcional dos computadores, para trabalhos pesados como análise de dados, design e simulações de engenharia. Ele economiza a bateria de laptops enquanto mantém a performance alta, consumindo apenas 5,7 W durante trabalhos pesados e 2 W em standby.

O novo modelo não usa o formato padrão de 2,5 polegadas, e sim o M.2 2280, referido em alguns casos como “gumstick”. Estes novos SSDs chegam ao mercado em outubro nos tamanhos de 256 GB e 512 GB, custando US$ 200 e US$ 350, respectivamente.

[Samsung via Ars Technica via Verge]