A partir de agora, Star Wars tem oficialmente 40 anos de idade. O que é incrível é que eu aposto que muitas pessoas estão se sentindo velhas neste exato momento. E mais incrível ainda é a quantidade de histórias que foram contadas neste universo dentro do período.

• Star Wars Episódio VIII agora é Star Wars: The Last Jedi
• Este BB-8 gigante de brinquedo pode ser o seu robô de estimação ideal

Star Wars: Uma Nova Esperança – tenho absoluta certeza que haverá debate nos comentários sobre este nome – foi lançado no dia 25 de maio de 1977 em um número pequeno de cinemas e com George Lucas ainda duvidando de que seria um sucesso. É claro, o filme levou multidões e filas que ainda permanecem 40 anos depois.

Star Wars revolucionou os efeitos especiais e o merchandising enquanto revigorou o gênero ópera espacial. Criou nomes conhecidos a partir de seu elenco e criou música, identidade visual e linhas de diálogo instantaneamente reconhecíveis. Que vocês todos conhecem. Porque é Star Wars.

Uma das melhores coisas sobre Star Wars é que ele tem uma das menores barreiras à entrada de novos fãs. Você gosta apenas da trilogia original? Você vê os desenhos? Lê os quadrinhos? Joga os games? Dedicou uma quantidade aterrorizante de sua vida à leitura de cada livro produzido do universo expandido entre 1977 e 2012? Leu apenas os livros produzidos depois que a Disney tomou conta da franquia? Fez cosplays? Colaborou com a Wookiepedia? Escreveu uma fanfic? Fez um fan filme ou uma fan art?

Você pode fazer uma ou todas essas coisas e ainda vai valer. Star Wars é um universo que envolve todos nós. E se você quer debater coisas a respeito da saga nos comentários, vai lá. Isso é, também, um dos muitos presentes que Star Wars nos deu.

Imagem do topo: Lucas