_Cultura

“Star Wars: Underworld”: obsessão antiga de George Lucas pode virar realidade

Dias antes da Disney adquire a Lucasfilm, o cineasta estava tentando dar vida a “Star Wars: Underworld”, série que desvia das trilogias originais e tem como foco os Skywalkers

Star Wars: Underworld

O sucesso das séries ambientadas no universo “Star Wars” no Disney+ não é novidade para ninguém. Mas antes do sucesso dessa parceria, o célebre diretor George Lucas tinha em mente a produção de uma live-action ambientada na galáxia muito, muito distante… E isso pode finalmente se tornar realidade. 

Dias antes da Disney adquirir a Lucasfilm, o cineasta estava tentando dar vida a “Star Wars: Underworld”, série que teria servido como um grande desvio das trilogias originais e tem como foco os Skywalkers. Embora tenha inspirado outros projetos de “Star Wars”, infelizmente a série nunca havia saído do papel.

George Lucas dedicou algumas horas a “Star Wars: Underworld” com vários escritores, esperando criar uma série em um nível sem precedentes para 2005, isso muito antes do surgimento da era do streaming. No entanto, o projeto acabou sendo suspenso devido a restrições orçamentárias e a eventual compra da Disney em 2012.

Mas agora parece ser o momento perfeito para “Star Wars : Underworld” finalmente ganhar vida graças à ascensão da era do streaming e do Disney+. OPara dar um empurrão, produções como “The Mandalorian” provaram o sucesso de programas de ação de “Star Wars” e mostraram o valor de histórias que não estão diretamente conectadas à saga Skywalker. Além disso, novas tecnologias surgiram para ajudar com as questões orçamentárias existentes.

De acordo com relatórios e atualizações dadas pelo próprio Lucas de 2005 a 2010, “Star Wars: Underworld” seria o próximo grande projeto da Lucasfilm após a conclusão da trilogia prequel com “Revenge of Sith”. Isso estava em desenvolvimento ao lado da série animada “Clone Wars”, que começou a ser exibida no Cartoon Network em 2009, após um longa-metragem em 2008. Ocorrendo durante a ascensão do Império, “Underworld” teria apresentado a escuridão de Coruscant e sua parte inferior níveis onde o crime e a ilegalidade correram soltos, apesar do mundo se tornar conhecido como Centro Imperial. 

Inicialmente planejando escrever 25 roteiros de episódios de 42 minutos, Lucas aparentemente gostou tanto do processo que a equipe de roteiristas acabou tendo cerca de 50 roteiros em diferentes estágios de desenvolvimento. Enquanto Lucas incentivou os escritores a pensar grande, parece que as preocupações com o orçamento foram a razão crítica por trás do Underworld ser suspenso. 

Como Lucas colocou em uma entrevista, via MovieWeb: “No momento, (Underworld) se parece com os filmes de Star Wars. Mas temos que descobrir como fazê-lo com cerca de um décimo do custo dos filmes, porque é a televisão. Estamos trabalhando para isso e continuamos a trabalhar para isso. Chegaremos lá em algum momento. É apenas um processo muito difícil.”

Segundo informações divulgadas, parecia que cada episódio custaria quase o mesmo que um longa-metragem. Por isso, Lucas eventualmente colocou a série em pausa em 2010 devido a preocupações com o orçamento, citando que ele e a Lucasfilm estavam simplesmente esperando que a tecnologia se atualizasse para que pudessem produzir os episódios por uma fração do custo. 

No entanto, a Disney viria a comprar a Lucasfilm em 2012, o que colocou a série em espera indefinidamente. Porém, em 2020, vimos as imagens de teste do Stargate Studios vazando, onde Stormtroopers caçavam um agente rebelde nas entranhas de Coruscant, reacendendo o interesse dos fãs no projeto inacabado de Lucas.

Porém, segundo o Screen Rant, o motivo pelo qual “Star Wars: Underworld” deve voltar ao desenvolvimento é duplo: a era da criação de novas tecnologias desde que a série foi pausada e aparentemente descartada. Graças ao streaming, os estúdios estão mais dispostos a pagar quantias maiores pelas produções. Por exemplo, a primeira temporada de “The Mandalorian” custou 100 milhões para ser produzida, com uma média de cerca de 15 milhões por episódio. 

Além disso, a Industrial Light and Magic da Lucasfilm criou uma nova tecnologia conhecida como The Volume, utilizando conjuntos virtuais inovadores e em tempo real para “The Mandaloriane” e mais projetos usando motores de jogo poderosos. Agora que a Disney pagou pelas despesas caras, eles praticamente eliminaram a necessidade de filmagem no local, se assim o desejarem. Para as configurações amplamente galácticas e xeno-exóticas de Star Wars , isso ajuda muito no custo. Logo, isso significa que a tecnologia que Lucas esperava desde 2010 finalmente chegou.

Embora um bom número dos roteiros e elementos de “Star Wars: Underworld” tenham sido reformulados e apropriados para outros projetos, a série ainda pode ser concluída, embora de forma um pouco alterada para melhor se adequar à era do streaming. Em vez de 25 episódios por temporada, como George Lucas imaginou, pode existir um futuro em que “Underworld” possa ser lançado como uma série de Star Wars no Disney + com um número mais viável, como oito para sua primeira temporada, talvez com uma história mais focada. Certamente parece que os maiores obstáculos foram amplamente removidos e  “Star Wars: Underworld” pode finalmente ganhar uma nova vida.

Sair da versão mobile