A Seergrills, startup do Reino Unido, está chamando a atenção na CES (Consumer Electronics Show) 2024 com um gadget que promete agradar quem curte aquele churrasquinho no final de semana. O principal destaque da nova churrasqueira Perfecta, que tem visual que mais lembra um forno elétrico, é poder assar alimentos com a ajuda de inteligência artificial. Estranho? A gente explica.
Segundo a empresa, a “churrasqueira inteligente” é capaz de preparar alimentos dez vezes mais rápido que os rivais que usam métodos convencionais. Esse cozimento ultrarrápido acontece graças a um par de queimadores infravermelhos posicionados na vertical, que cozinham os dois lados da carne simultaneamente — o que ajuda a poupar bastante tempo.
Com ajuda da inteligência artificial, a churrasqueira inteligente sabe calcular o tempo ideal para atingir o ponto selecionado pelos usuários, levando em consideração o tipo de corte e a espessura da carne.
A análise é realizada após sensores posicionados na parte interna do produto coletarem os dados. Depois disso, os queimadores, que são móveis, se afastam e se aproximam de acordo com a necessidade até a peça atingir o ponto de cozimento determinado antes do início da preparação.
O produto ainda conta com um modo de preparo rotativo, para possibilitar que os usuário preparem outros tipos de assados, como pizzas, aves, entre outros. Outro grande destaque é o chamado “modo Chef”, que na prática oferece maior controle para os usuários e é indicado para pessoas com maior experiência na cozinha.
A churrasqueira necessita de gás para que os queimadores internos possam atingir a potência necessária. Para alimentar toda a parte elétrica, ela conta com um cabo elétrico de 12 volts.
Segundo a Seergrills a Perfecta deve chegar ao mercado ainda para 2024, mas vai demorar um pouco para estar disponível nas online e físicas de Europa e Estados Unidos. O preço sugerido é de US$ 3.500.