Steve Wozniak, cofundador da Apple, participou de uma sessão AMA (ask me anything) com usuários do Reddit e de um vídeo da plataforma. Dentre os assuntos abordados, ele diz que a linha de relógios Apple Watch é muito complicada, e que a história de que a empresa começou em uma garagem é parcialmente um mito.

Woz explica na seção de comentários do Gizmodo US:

O termo “garagem” representa o nosso início humilde, sem dinheiro, fora de casa. Nenhum produto foi discutido, concebido, desenvolvido ou prototipado em uma garagem, nem softwares foram desenvolvidos nesse ambiente. Tudo foi feito no meu apartamento em Cupertino e no meu cubículo na divisão de calculadoras da HP.

Nós não fabricamos nada na garagem, mas reunimos alguns componentes lá. Primeiro começamos na cozinha, e depois a gente usou uma bancada de laboratório instalada na garagem. Lá, nós conectamos os chips nas placas, que foram fabricadas e soldadas em uma empresa em Santa Clara. Na garagem, nós nos certificamos de que as placas funcionavam e acabamos consertando lá mesmo as problemáticas. Depois, levamos os computadores para a loja.

O AMA teve algumas perguntas boas e difíceis para Wozniak, que o fizeram demorar um pouco mais que o normal para responder. A polêmica entre a Apple e o Departamento de Justiça dos EUA, que pediu para a empresa desbloquear dados de smartphones de terroristas, foi um dos temas citados pelo cofundador:

Eu fui criado numa época em que a União Soviética estava sob o comando de Stalin, e achava-se que todo mundo era espionado, todo mundo era investigado, qualquer coisa pequena poderia levar uma pessoa para a prisão. Mas, não. Nós temos nossa Constituição. E isso é algo muito importante para mim. A Constituição diz que algumas pessoas más não farão certas coisas ruins, pois estamos protegendo os humanos para viverem como humanos.

Então, estou do lado da defesa das liberdades pessoais. No entanto, há outros problemas. Duas vezes em minha vida, eu escrevi programas que poderiam ser vírus. Eu me livrei de cada bit do código-fonte e fiquei aliviado. Estas são coisas bem perigosas, e se tivermos algum código em um produto da Apple que permite o acesso, pessoas mal-intencionadas muito provavelmente vão usar essa brecha.

Woz também aproveitou para elogiar como Tim Cook tem gerido a companhia, ao dizer que ele continua “a forte tradição pela qual Steve Jobs era conhecido, por desenvolver bons produtos que ajudam as pessoas a fazerem coisas do cotidiano”.

Apesar dos elogios, Woz acha que a linha de relógios Apple Watch tem falhas: ele usa um, mas reclama sobre o número de produtos disponíveis: “20 opções que vão de US$ 500 a US$ 1.000 e a pulseira é praticamente o único diferencial entre eles?”, questionou no AMA.

Vale a pena ver a entrevista e olhar as perguntas do AMA. No meio das respostas, há dicas valiosas sobre como é começar uma empresa e a razão que o levou a deixar a Apple. [Reddit via Gizmodo US]