O eclipse lunar total mais longo do século 21 vai começar nesta sexta-feira (27), às 16h30, e vai até às 18h13, horário de Brasília, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

• Lua de Sangue: o eclipse lunar mais longo do século estará visível nesta sexta-feira no Brasil

Este eclipse está a apenas alguns poucos minutos de ser o mais longo eclipse lunar total possível. É o mais longo do século, mas houve um maior em 2000, então realmente depende da sua definição de “século” (tecnicamente, o século 21 é definido de 2001 a 2100).

No vídeo abaixo, você pode ver um feed ao vivo do timeanddate.com que começará às 15h. O Slooh e o Virtual Telescope Project também vão oferecer feeds de vários telescópios ao redor do mundo.

Eclipses acontecem quando a Lua passa pela sombra da Terra. Ela fica avermelhada pela mesma razão pela qual o por do sol é avermelhado — a atmosfera da Terra espalha diferentes cores em diferentes quantidades, e mais luz vermelha do que azul contorna a Terra até a Lua. A Lua não passa por trás da sombra da Terra em toda lua cheia porque sua órbita está inclinada em relação à órbita da Terra em torno do Sol. Os eclipses só acontecem quando a Lua, o Sol e a Terra estão nas posições certas para que as órbitas da Lua e do Sol se cruzem.

Observar a Lua sempre é uma boa atividade, ainda que por meio de um streaming. Mas se você tiver a possibilidade de conferir o satélite em seu dia especial diretamente, faça isso.

Imagem do topo: DVIDSHUB (Flickr)