Existe um monte de canetas stylus para iPad por aí, mas a maioria delas é horrível. E as que são boas carecem de algo extremamente importante para artistas amadores e profissionais: sensibilidade à pressão. Felizmente, a Jot Touch chegará em breve para suprir essa lacuna.

A Jot Touch é feita pela Adonit, uma empresa que já faz um monte de boas stylus usando uma ponta com uma boa e um disco transparente que funciona como a ponta do seu dedo. A Jot Touch é similar a elas, exceto por ser capaz de enviar informações de pressão ao iPad usando uma conexão Bluetooth. Ela também tem dois botões que, de acordo com a empresa, permitirão a você alternar rapidamente entre duas ferramentas à sua escolha.

Como ela precisa falar com o app, os desenvolvedores terão que acrescentar suporte a essa stylus. Assim, ainda não há muitos apps prontos para a Jot Touch. Para ser exato, no momento existem apenas três. Eles são bons, como o Procreate para artistas ou o Clibs para aqueles que gostam de manter diários com formas livres, mas estou sentindo falta do Sketchbook Pro, da Autodesk. Com sorte, em breve outros sairão.

Eu ainda não sei o quão bom é o seu desempenho. Ela parece ter um pequeno atraso neste vídeo demonstrativo, mas isso talvez seja um efeito do vidro (já vi efeito similar em vídeos que fiz da Wacom Cintiqs, mas no uso real não há qualquer atraso). Em breve testarei uma e lhes direi tudo sobre como ela se comporta na prática. [Jot Touch]