O Twitter substituiu o ícone neutro de estrela e o termo “favoritar” por um coração e o termo “curtir”. Isso irritou usuários por mudar um recurso que existe há muito tempo, e que tem um significado diferente de um like. Felizmente, você pode fazer algo a respeito.

A ideia de usar um coração é desmistificar o Twitter, simplificando a experiência em uma tentativa de trazer novos usuários. Como a rede social vem crescendo pouco, isso é bem importante. O CEO Jack Dorsey disse na semana passada:

Sobre os planos para o futuro, nós temos uma série de iterações que continuam a tornar o Twitter mais fácil de entender e muito mais acessível do que tem sido no passado.

Isso pode ir além: talvez o Twitter queira descobrir do que você realmente gosta, assim como no Facebook, e assim direcionar melhor seus anúncios – o que rende dinheiro para o site.

Curtir no Twitter

O blog oficial do Twitter explica assim a mudança:

Você pode curtir um monte de coisas, mas nem tudo pode ser seu favorito. O coração, em contraste, é um símbolo universal que ecoa através de idiomas, culturas e fusos horários. O coração é mais expressivo, permitindo transmitir uma gama de emoções e se conectar facilmente com as pessoas. E em nossos testes, descobrimos que as pessoas adoraram.

O coração é muito mais universal do que uma estrela? É possível. Na verdade, eles são predominantes em redes sociais, como Tumblr, Instagram, Periscope e Slack.

No entanto, há muito menos nuance em curtir do que em favoritar. Você podia marcar um tweet como estrela para ler depois, ou para mostrar a seu amigo que você leu, ou para dizer “adorei isso mas não vou retuitar”, ou até para paquerar.

E há usuários que não gostaram da mudança porque clicar em um coração parece ameaçar a sexualidade deles. Pois é.

https://twitter.com/THECAROLDANVERS/status/661601523919691776

O que fazer? Como explica Robert McNees, é bem fácil substituir o coração:

– passo 1: baixe a extensão Stylish para Chrome ou Firefox. (Há várias outras extensões semelhantes, mas o Stylish é bem fácil de usar.)

– passo 2: abra o Stylish, clique em “Gravar novo estilo” e cole este código na janela principal:

.HeartAnimationContainer {
visibility: hidden;
}
.HeartAnimationContainer:after {
content: '?';
visibility: visible;
display: block;
position: absolute;
}

– passo 3: substitua o emoji de cerveja pelo que você quiser.

– passo 4: adicione “twitter.com” para o campo “Aplica-se a” abaixo do código, e escolha a opção “URLs no domínio”. Tudo deve ficar como na imagem abaixo:

Mudar coracao do twitter

– passo 5: dê um nome para o estilo e clique em Salvar.

1502887293512365201

– passo 6: vá para o Twitter e clique na cerveja à vontade.

Claro, isso só funciona no site do Twitter: os apps – oficiais e de terceiros – serão atualizados com o coração, e não há muito que você possa fazer. É só um coração, afinal.

O novo ícone está presente em twitter.com, TweetDeck, nos apps oficiais para iOS, Android e Windows 10, e até no Vine para Android e web. Ele chegará em breve ao Vine para iOS e ao Twitter para Mac, e a apps de terceiros.