_Conectividade

Sucessor do 3G deve chegar ao Brasil antes da Copa do Mundo de 2014

Você olha o estado do 3G hoje no Brasil e vê dor e sofrimento. Então olhe para o futuro! Ah, 4G... Imagine seu celular navegando na web a uma velocidade de dezenas (ou centenas!) de megabits por segundo. Isso não deve demorar muito para virar realidade: segundo o conselheiro João Rezende da Anatel, o 4G chega ao Brasil até 2013 - e parece que não só as operadoras móveis vão oferecer o serviço.

Você olha o estado do 3G hoje no Brasil e vê dor e sofrimento. Então olhe para o futuro! Ah, 4G… Imagine seu celular navegando na web a uma velocidade de dezenas (ou centenas!) de megabits por segundo. Isso não deve demorar muito para virar realidade: segundo o conselheiro João Rezende da Anatel, o 4G chega ao Brasil até 2013 – e parece que não só as operadoras móveis vão oferecer o serviço.

Segundo a Anatel, empresas de TV por assinatura poderão oferecer internet móvel 4G também. Isso porque o serviço será oferecido em frequências hoje usadas para oferecer TV por assinatura via MMDS, um serviço com apenas 400 mil assinantes – mas o potencial de mercado do 4G é bem maior. E, para nós, consumidores, mais empresas oferecendo 4G pode representar maior concorrência, e geralmente saímos ganhando com isto.

A Anatel não falou nada sobre a tecnologia que deve ser usada – estamos prestes a ver uma disputa (ou convivência) entre WiMax e LTE – então aparentemente a decisão será apenas das empresas. Todo o processo burocrático deve começar em novembro deste ano e terminar no fim de 2012. E em 2013, seu smartphone com 4G em terras brasileiras vai decolar! Enquanto isso não rola, voltemos à dor e ao sofrimento do 3G. Ai ai. [Info]

Sair da versão mobile