Pegue um tempinho da sua tarde para brincar de ser o grande Criador e elabore o seu próprio sistema planetário com o Super Planet Crash, um jogo simples e divertido para navegadores que além de tudo ainda pode te ensinar algumas coisas sobre a imensidão do Universo.

Criado pelo astrônomo Stefano Meschiari, da Universidade do Texas em Austin, o Super Planet Crash é um simulador de Universo – ou ao menos de um sistema planetário. Você pode escolher qual será a órbita de alguns corpos celestes – um planeta do tamanho da Terra (Earth), uma Super-Terra (Super-Earth), um gigante de gelo (Ice giant), um gigante gasoso (Giant planet), uma anã marrom (Brown Dwarf) e uma estrela anã (Dwarf Star).

Esses corpos orbitarão ao redor de um Sol no meio do seu sistema, e a interação de um com o outro pode alterar a órbita dos corpos. O objetivo? Fazer seu sistema viver em harmonia por 500 anos. Não é tão fácil quanto parece – uma estrela anã, por exemplo, altera completamente a órbita de qualquer planeta que passe por perto, lançando-o para longe do sistema planetário. Uma anã marrom é atraída para o centro do sistema com uma órbita irregular, e se encontrar qualquer corpo nesse caminho, fim de papo.

Em seu blog, Meschiari diz que pretende colocar o Super Planet Crash no GitHub, para outros desenvolvedores adicionarem o que quiserem a ele. Mas, do jeito que está, ele já consegue roubar um bom tempo da sua tarde. [The Verge]