_Tecnologia

Supercomputador Watson agora pode participar de debates sobre qualquer assunto

Cansado de discutir com trolls na internet? Que tal trocar ideias com um supercomputador? O IBM Watson agora consegue discutir diversos tópicos diferentes, e pode ser um bom debatedor para quem não aguenta mais falar sobre determinados assuntos com outras pessoas da internet. John Kelly III, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da IBM, apresentou […]

Cansado de discutir com trolls na internet? Que tal trocar ideias com um supercomputador? O IBM Watson agora consegue discutir diversos tópicos diferentes, e pode ser um bom debatedor para quem não aguenta mais falar sobre determinados assuntos com outras pessoas da internet.

John Kelly III, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da IBM, apresentou as novas capacidades do Watson durante o Milken Institute Global Conference. O supercomputador agora consegue buscar conhecimento em um banco de dados, entender os dados e criar uma lista com argumentos a favor e contra determinados assuntos. Ele pode debater sobre qualquer tema – a favor ou contra.

Como relata o GizMag, o Watson conseguiu montar uma argumentação a favor e contra a venda de jogos violentos para menores de idade. Eis seus pontos:

Gostaria de levantar os seguintes pontos em apoio ao tópico. A exposição a jogos violentos resulta em excitação fisiológica, pensamentos e sentimentos relacionados a agressividade, assim como diminuição do comportamento social. Além disso, jogos ou letras de música violentas fazem adolescentes cometerem atos de agressão na vida real. Por fim, videogames violentos podem aumentar a agressividade infantil.

Eis ele se posicionando a favor dos jogos violentos:

Por outro lado, gostaria de ressaltar as seguintes reivindicações que se opõe ao tópico. A violência em videogames não está relacionada causalmente com tendências agressivas. Além disso, a maior parte das crianças que jogam videogames não têm problemas. Por fim, jogar videogame é parte do cenário social normal de um adolescente.

Convence? Bem, na verdade, a argumentação criada pelo Watson foi feita a partir de uma colagem de diversas frases em artigos da Wikipedia. A vantagem é que, se passamos algumas horas lendo diversos textos e artigos para nos posicionarmos sobre determinados assuntos, ele consegue fazer isso em questão de segundos. E tudo isso usando uma linguagem natural, com os argumentos que o Watson considerou os mais fortes de cada um dos lados. É impressionante – e até um pouco assustador – que um supercomputador consiga fazer isso.

Esse novo super-poder do Watson ainda está em desenvolvimento, e a IBM acredita que, no futuro, ele ajudará a criar um sistema automatizado capaz de processar uma imensa quantidade de dados para criar um relatório com alto grau de confiança para ser usado por seres humanos. [IBM via GizMag]

Sair da versão mobile