Pouco a pouco, as peças do que será o novo Nexus 5 começam a se juntar. Depois daquele vídeo do Android Kit Kat, em que o smartphone fez uma ponta aparentemente não planejada, e de documentos encontrados na FCC, o equivalente à Anatel dos EUA, detalharem as especificações do aparelho, e aparecer na nossa Anatel também, agora encontraram um perdido no bar. Eles nunca aprendem.

O suposto Nexus 5 encontrado no bar bate com aquele visto no vídeo: é grande, tem a marca “Nexus” na horizontal, um grande disco na câmera e, no rodapé da parte de trás, apresenta a inscrição “NOT FOR SALE” e o logo da LG, que deve repetir a dose e ser, mais uma vez, a fabricante escolhida pelo Google para fabricar seu novo Nexus.

A pessoa que encontrou e fez as fotos e o vídeo não é a dona do aparelho — ela não consegue desbloquear o sistema usando o padrão –, o que reforça o discurso de que ele foi encontrado mesmo em um bar.

O suposto Nexus 5 tem formato menos arredondado que seu anterior, a mesma interface livre de botões na frente e um Android com leves diferenças visuais, como notou o pessoal do Android Police: o relógio na tela de bloqueio, que até o Android 4.3 trazia a hora em negrito, está normal, e o ícone da bateria, hoje azul, aparece branco. Mudanças sutis do Android 4.4? Talvez.

Não deve demorar para descobrirmos se este é, de fato, o Nexus 5, e se esses detalhes são mesmo coisas do Android Kit Kat. O Nexus 4, após um corte generoso no seu já baixo preço mês passado, esgotou nos EUA e, segundo o The Verge, os estoques não serão repostos. Disso dá para concluir que essas promoções corriqueiras e bem generosas que andam rolando no Brasil, com Nexus 4 por até R$ 799, devem ser uma bela queima de estoque mesmo. Alguns rumores recentes bem soltos indicam 15 de outubro como a data em que o Google revelará suas novidades; nesse dia ou não, a única certeza é que o anúncio está próximo. [9to5Google, Android Police, The Verge]