_Tecnologia

Apple pode lançar lentes de contato com realidade aumentada em 2030

Dentre outras novidades apontadas pelo analista Ming-Chi Kuo estão um óculos e um headset de realidade aumentada.

Logo da Apple

Imagem: Drew Angerer/Getty Images

Os rumores sobre as novidades da Apple em realidade aumentada (RA), virtual (RV) e mista (RM) ganharam força recentemente. Agora temos uma série de possíveis datas para esses dispositivos. As informações são do analista Ming Chi-Kuo, uma boa fonte com um histórico confiável em lançamentos da empresa.

Em uma nota de pesquisa da TF International Securities obtida pelo MacRumors, Kuo afirmou que a Apple lançará um tipo de capacete de RM em 2022; um óculos de RA em 2025; e uma lente de contato RA entre 2030 e 2040. Ainda não existem mais informações sobre este último produto, mas o que se sabe é que elas trarão a era eletrônica da “computação visível” para a “computação invisível”.  Ele ainda acrescenta que, “prevemos que o capacete proporcionará experiências de RA e RV, enquanto os óculos e lentes de contato são mais propensos a se concentrar em aplicações de RA”.

Agora, quando se trata do headset de RM da Apple, Kuo tem muito mais a dizer. Em termos de tamanho, o analista afirmou que vários protótipos de aparelhos de realidade mista da Apple pesavam de 200g a 300g. No entanto, aparentemente o objetivo da Apple é reduzir o peso para 100g-200g, o que o torna muito mais leve do que outros dispositivos existentes.

Ele também será portátil, afirmou Kuo no relatório, e terá capacidade de computação e armazenamento independentes. No entanto, isso não significa que será verdadeiramente “móvel”, como um iPhone, pelo menos no início. Kuo afirmou que espera que o novo capacete melhore sua mobilidade com o avanço da tecnologia.

O analista também deu corda ao boato de que o headset da Apple será equipado com sofisticados monitores OLED. A empresa está trabalhando com a Sony nisso, disse ele, o que contrasta com reportagens anteriores que afirmavam que a Apple estava trabalhando com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). Com telas micro OLED e vários módulos ópticos, o headset será capaz de fornecer uma “visão por meio da experiência de RA”, bem como de uma experiência de RV.

Agora é o seguinte: por que você deveria comprar o headset RM da Apple se há opções muito mais baratas para escolher? Kuo responde: “Embora a Apple esteja se concentrando em RA, acreditamos que as especificações de hardware deste produto podem fornecer uma experiência imersiva que seria significativamente melhor do que os produtos de RV existentes. Acreditamos que a Apple pode integrar altamente este capacete com aplicativos relacionados a vídeo (por exemplo, o Apple TV+ ou o Apple Arcade) como um dos principais diferenciais”.

Ele afirmou que o headset RM da Apple deve custar cerca de US$ 1.000 nos EUA. No que diz respeito aos óculos de realidade aumentada da Apple, que devem fornecer uma “experiência RA ótica transparente”, Kuo espera um lançamento em 2025, no mínimo. Veremos se isso vai dar certo, uma vez que ele acha que ainda não existe um protótipo para este produto.

Ao todo, essas são algumas previsões interessantes. Contudo, vale lembrar que embora Kuo seja uma fonte notável, nem tudo o que ele prevê se concretiza. Se for verdade, porém, esses dispositivos da Apple podem mudar do mercado, se realmente forem bons.

Sair da versão mobile