Surfe de cachorros: campeonato mundial leva multidão à praia; veja

Competição está na 2ª edição e reuniu dezenas de competidores na Califórnia no último fim de semana. Em vez de manobras, ganha quem ficar mais tempo em cima da prancha, em diferentes categorias; assista
Surfe de cachorros: campeonato mundial leva multidão à praia; veja
Imagem: World Dog Surfing/Instagram/Reprodução

Ficar em pé sobre uma prancha de surfe não é uma tarefa fácil nem mesmo para humanos — que tem pernas longas e braços que ajudam a dar equilíbrio, diga-se. Quanto mais para seus companheiros de quatro patas. Talvez este seja o motivo para o sucesso do 2º Campeonato Mundial de Surf de Cães, que aconteceu no último sábado (6) em Linda Mar Beach, na Califórnia. 

Centenas de pessoas foram prestigiar o evento. Sim, como prometido, os dogs se equilibram nas pranchas e, quem for melhor, sobe ao pódio da sua categoria. É tudo muito organizado – e peculiar: há cachorros de pequeno, médio e grande porte disputando as provas, por divisão. 

Quem ganha?

É subjetivo, como explicou o juiz Sam Stahl ao site San Francisco Gate. “Estamos procurando habilidade para ficar em pé na prancha e também estilo. Quão calmo o cão está – isso faz diferença”, explicou. 

Ao contrário dos humanos, os cachorros não realizam manobras arriscadas. Os juízes levam em consideração quanto tempo os animais conseguem permanecer na prancha. Os próprios donos escolhem as ondas – obviamente, altas o suficiente para um surf comedido e 100% seguro aos bichinhos. 

Ao todo, 36 cães participaram da competição – quase cinco vezes mais que no 1º campeonato, que aconteceu no ano passado. Veja o ranking dos vencedores, publicado nesta segunda-feira (8). 

“É uma experiência maravilhosa”, contou o tutor de um dos competidores à agência Reuters. “Quando filhote, ela ficava muito assustada por qualquer coisa. Depois que comecei a levá-la para a praia e ela subiu em uma prancha de surf pela primeira vez, nunca mais parou”, disse. 

A participação no campeonato foi gratuita, mas os donos dos competidores e sua torcida – humana ou canina – arrecadaram fundos para organizações sem fins lucrativos que ajudam cães abandonados na Califórnia. 

Quem foi a campeã do surfe para cachorros

O destaque do campeonato foi Skyler, uma cadela de olhos coloridos que ficou em 1º lugar no pódio de cães médios, 1º lugar na dupla cão/humano, 1º lugar no pódio geral de tamanhos e em 2º lugar na dupla cão/cão.

“Parabéns a todos os cães realmente talentosos que participaram do evento”, cumprimentou o tutor de Skyler no Instagram. 

As habilidades de Skyler a tornaram popular nas redes. Sua conta do Instagram tem mais de 30 mil seguidores. Lá, ela compartilha sua rotina como surfista profissional. 

O surf lhe rendeu até a participação em um reality show: Skyler é uma das personagens do episódio 5 do “Pet Star”, da Netflix, lançado em 2021. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas