_Ciência

Surfista alemão quebra recorde mundial de maior onda já surfada

Sebastian Steudtner surfou uma onda de 26,2 metros na praia do Norte em Nazaré, Portugal. A marca supera o recorde anterior, de 24,4 metros, do brasileiro Rodrigo Koxa. Confira o vídeo do momento

Maior onda

Imagem: World Surf League/Reprodução

Quando Sebastian Steudtner entrou na água em 29 de outubro de 2020, não sabia que estava prestes a bater um recorde. Mas a sensação que teve em cima da prancha mostrava que aquela não seria mais uma competição comum. 

Em entrevista ao The Washington Post, o alemão explicou que, naquele momento, não notou o tamanho da onda, mas sim o poder dela. “Senti a maior potência de qualquer onda que já surfei em Nazaré [em Portugal].”

A “potência” em questão foi provocada por uma onda de 26,2 metros de altura. O tamanho notável e o ótimo desempenho de Steudtner renderam a ele uma colocação no Guinness World Record. Veja o vídeo do momento:

O registro foi feito na Praia do Norte em Nazaré, Portugal. O local permite ondas gigantes devido a uma falha geológica conhecida como cânion de Nazaré, que impulsiona as ondas de swell – ondas constantes, lisas e cheias de energias – do Oceano Atlântico em direção à costa.

Steudtner superou o surfista brasileiro Rodrigo Koxa, que era até então o detentor do recorde. Koxa surfou em 8 de novembro de 2017 uma onda de 24,4 metros de altura. 

Fazer a medição da onda não é tarefa fácil. O trabalho envolveu profissionais da World Surf League, do Guinness World Records e também cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA.

Muitas vezes, os cientistas tomam como base o tamanho do próprio surfista para medir o tamanho da onda. Porém, o profissional costuma inclinar o corpo enquanto está na onda, o que pode atrapalhar a avaliação. O tamanho do jet ski, que permanece constante, também pode ser usado, mas não havia um desse disponível na imagem de Steudtner. 

Os pesquisadores utilizaram então o tamanho do calcanhar até a patela do surfista, que não muda de tamanho. Além disso, os cientistas também conversaram com os fotógrafos que estavam no dia para saber quais câmeras foram usadas para o registro e poder anotar potenciais distorções. 

Vale dizer que essa pode não ser a maior onda já surfada na história. Porém, é a maior da qual se tem registros fotográficos, e por isso recebeu o título.

Sair da versão mobile