Mais do que qualquer outra coisa, é bem provável que o teclado-que-vira-capa do Surface, da Microsoft, tenha ganhado a maior parte das atenções desde que o tablet foi anunciado. Ironicamente, porém, alguns relatos estão surgindo aqui e ali sugerindo que o acessório está se abrindo nas laterais – e a Microsoft confirma.

Os relatos aparece no fórum do Surface e dizem que uma das bordas do teclado do tablet está se abrindo facilmente, revelando um fio grosso na região, com apenas alguns dias de uso.

O Guardian diz que o problema tem sido observado por vários usuários, incluindo Tom Warren, editor do Verge. Em todas as vezes, é a mesma história:

A capa, que tem um teclado integrado, começa a se dividir em uma das suas laterais onde o dispositivo se conecta magneticamente ao computador principal [tablet].

Não está muito claro ainda se esse é um problema generalizado ou restrito a uma leva defeituosa de teclados. Como o Guardian aponta, porém, os posts no fórum podem indicar que usuários tanto dos EUA, quanto do Reino Unido, estão reportando o problema. É bem provável que seja algo mais grave do que a Microsoft gostaria — um funcionário do suporte da Microsoft admitiu que a empresa está tendo que lidar com uma alta taxa de devoluções de Touch Covers.

ATUALIZAÇÃO: A Microsoft confirma o problema à ZDNet, dizendo que ele se limita a alguns casos. O posicionamento oficial:

A Microsoft faz todos os esforços para garantir que nossos clientes recebam um produto de alta qualidade. Estamos em contato ativo com nossas operações de Suporte ao Cliente e estamos cientes de um pequeno número de casos de separação de material.

Dado o ponto onde o problema se manifesta (o lado do teclado que se liga ao tablet), pode ser que ele aconteça devido como resultado de estresse mecânico. Se for o caso, a capa não está fazendo um bom papel de… capa.

Além desse problema na capa, outro ponto que está dando dor de cabeça para os usuários do Surface é o áudio. Também em fóruns oficiais, são vários os relatos de que o áudio emudece ou enrosca. A Microsoft confirmou estar investigando as causas do problema, mas ainda não tem um parecer. [Surface Forums via The Guardian, The Verge]

Atualizado às 17h43