Pular de um app para outro no Android não é difícil – mas ou você escolhe entre apps que já foram abertos, ou você tem que voltar para a tela inicial.

O Swapps! é um novo utilitário que permite a você abrir uma lista com todos os seus apps a qualquer momento, para escolher com facilidade qual você quer.

Funciona assim: deslize do lado esquerdo da tela para o centro e surge a lista acima, com seus apps separados em três categorias. A primeira permite acesso rápido aos apps que você sempre usa. A segunda categoria mostra os apps recentemente utilizados (algo presente de forma nativa no Android). E a terceira mostra uma lista com todos os seus apps, para você não ter que voltar à tela inicial para abri-los.

O app funciona bem enquanto você quiser alternar do navegador para o e-mail, chat ou redes sociais, por exemplo. É possível fechar apps abertos tocando e segurando neles. E o visual Holo, seguindo diretrizes do Android 4.x, também agrada. A lista em geral não surge quando você está jogando – o que é boa coisa, já que você pode usar a tela sem medo de ativar o Swapps por acidente.

Os desenvolvedores desenvolveram o Swapps especificamente para ele rodar em segundo plano sem prejudicar a sua bateria, e você também pode remover o ícone na barra de notificações. O app é gratuito e contém anúncios, mas por uma compra in-app de US$ 2,50, você pode removê-los. Você pode baixá-lo no Google Play.

homeflipEle nos faz lembrar do HomeFlip, que também facilita alternar entre apps sem precisar voltar à tela inicial.

O HomeFlip tem algumas diferenças: ele pode ser ativado deslizando-se do canto da tela, ou através do botão Home. Você também pode fechar apps deslizando para a direita, ou favoritá-los deslizando para a esquerda – desta forma, eles sempre serão exibidos na lista. Por padrão, ele mostra apenas os apps recém-utilizados; é possível mostrar todos os apps, mas a interface do HomeFlip não é ideal para tanto.

O HomeFlip também está disponível de graça no Google Play. Qual dos dois você preferiu? [via Droid Life]