Tab Candy: o projeto da Mozilla para melhorar – e muito – a nossa relação com as abas

Lembra quando as abas de navegador eram novidade? Como elas melhoraram as nossas vidas! Chega de ter dezenas de janelas do Internet Explorer na barra de tarefas! Hoje, porém, a quantidade de abas que temos abertas constantemente no nosso navegador é um problema tão grande quanto as janelas na barra de tarefas naquela época. E é uma solução pra esse problema que a Mozilla anunciou com o seu projeto Tab Candy.

Lembra quando as abas de navegador eram novidade? Como elas melhoraram as nossas vidas! Chega de ter dezenas de janelas do Internet Explorer na barra de tarefas! Hoje, porém, a quantidade de abas que temos abertas constantemente no nosso navegador é um problema tão grande quanto as janelas na barra de tarefas naquela época. E é uma solução pra esse problema que a Mozilla anunciou com o seu projeto Tab Candy.

Capitaneado pelo especialista em interfaces Aza Raskin (filho de Jef Raskin, conhecido por "inventar" o projeto Macintosh para a Apple na década de 70), o projeto Tab Candy é uma forma de organizar as suas abas abertas em grupos, contextos e tamanhos diferentes, em uma tela especial. Por exemplo: digamos que você esteja com uma meia dúzia de abas abertas, todas importantes para o seu trabalho. Você está focado. Subitamente, como sempre, alguém manda um vídeo bacana do YouTube. Você assiste e acha tão legal que acaba abrindo mais algumas abas com vídeos relacionados. Mas você só vai vê-los depois, já que é uma pessoa responsável e está trabalhando, certo? Certo. Voltando ao trabalho, você abre mais algumas abas importantes e quando vê já está com umas 15 abas abertas, sendo que algumas delas não têm nada a ver com trabalho. Uma bagunça, que geralmente acaba sendo ainda pior do que esta minha descrição.

Com o Tab Candy, conforme você vê no vídeo acima, você poderá criar um grupo especialmente para estes vídeos que você quer ver depois. Quando você quiser dar um tempo no trabalho e ir ver estes vídeos, você vai clicar naquele grupo e apenas as abas com os vídeos estarão visíveis. Quando voltar para o grupo de abas de trabalho, não verá mais abas de vídeo. E você pode deixar essas abas organizadas por tamanho (as maiores são as mais importantes, as que você quer dar mais importância) e de diversos outros modos. 

É realmente versátil, interessante, e até mesmo futurista, de um modo bastante "futuro próximo". A interface oferece diversas formas de expansão que podem ser exploradas, e realmente lembra trabalhos anteriores do Aza, como o launcher Enso, para Windows, e até mesmo a extensão Ubiquity para Firefox, cujo desenvolvimento ele liderou após ser contratado pela Mozilla. Parece que os nossos problemas com abas estão mesmo próximos de chegar ao fim. A um fim, pelo menos.

Você pode experimentar uma versão do Firefox com o Tab Candy (em versão Alpha, bem crua ainda), clicando aqui.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas