Se você estava considerando comprar o novo tablet da RIM, o BlackBerry PlayBook, você ficará interessado em saber que a RIM confirmou oficialmente que ele terá suporte a apps Java para BlackBerry e, confirmando os rumores que ouvimos antes, ele vai rodar apps para Android também.

Você vai precisar de um “player” de apps, uma espécie de ponte entre os apps e o sistema operacional, disponível para download em breve. E os apps para Android (e Java) precisam aparecer na BlackBerry App World, único lugar onde os usuários poderão obter os apps oficialmente. Ou seja, os desenvolvedores precisam reenviar seus apps para serem aprovados na loja de apps da BlackBerry.

Além do suporte a apps para Android, a RIM anunciou suporte a duas engines multiplataforma de jogos: a Unity e a AirPlay (da Ideaworks Labs, não da Apple). As duas engines são usadas por grandes e pequenos desenvolvedores de jogos no mundo, e podem deixar o PlayBook ainda mais interessante. Vamos ver o interesse dos criadores de apps para esta nova plataforma.

O BlackBerry PlayBook está em pré-venda por US$499, e será lançado dia 19 de abril nos EUA e Canadá. [RIM via BGR]