Esta semana, na Intel Developers Conference em San Francisco (EUA), Michael Dell subiu ao palco para anunciar um tablet bem intrigante. Ele é absurdamente fino, possui uma tela incrível e ainda faz truques de profundidade com suas quatro câmeras.

Antes de tudo, ele chama a atenção por ser o tablet mais fino que o mundo já produziu. Com apenas 6 mm de espessura, o belo chassi de alumínio cinza é ainda mais esbelto que o Sony Xperia Z2 Tablet (6,4 mm). Veja como meu Moto X com 10,4 mm de espessura parece grosso em comparação:

dell idf (2)

Em segundo lugar, este tablet possui indiscutivelmente a melhor tela do mundo em sua categoria: trata-se de um display OLED de 8,4 polegadas com resolução 2560 x 1600 e cores sensacionais.

dell idf (1)

Esse é um display da Samsung, basicamente idêntico ao presente no Samsung Tab S lançado este ano; mas aqui, o tablet é ainda mais fino e o vidro se estende de ponta a ponta – as bordas são bem finas.

dell idf (3)

Por isso, há uma única empunhadura na lateral esquerda, que abriga os alto-falantes e uma das quatro câmeras no tablet. O que a Dell estaria fazendo com tantas câmeras? É que o novo aparelho da Dell é o primeiro tablet com Intel RealSense.

Não é segredo que a Intel vem trabalhando em miniaturizar câmeras 3D há algum tempo, originalmente com a intenção de transformar cada laptop em um Kinect – para controlar seus programas com um aceno de mão e coisas do tipo.

dell idf (4)

Mas neste tablet, o módulo RealSense – com duas câmeras para detectar profundidade – não fica voltado para você: ele está ao lado de uma câmera traseira de 8 megapixels, com a qual você vai tirar fotos.

Em vez de deixar você reencenar Minority Report controlando o tablet com gestos, as câmeras extras dão uma ideia da distância dos objetos nas fotos, e permitem que você os manipule de acordo. Por exemplo, você pode tocar em um ponto na foto para mudar o foco da imagem, assim como nas câmeras Lytro; ou fingir que a lente da sua câmera tem uma abertura diferente (como no GIF abaixo).

dell idf (2)

Usando as três câmeras, o software pode até medir o comprimento e largura de objetos: basta selecionar dois pontos na imagem. Brian Krzanich, CEO da Intel, brincou que não haverá mais qualquer dúvida sobre tamanho se você pescar um peixe grande. Veja o exemplo abaixo:

dell idf (5)

Em nosso hands-on com um protótipo, a detecção da profundidade não foi perfeita, e o software da Dell para manipular essas imagens tinha alguns bugs, mas eu vi exemplos suficientes para me convencer de que a tecnologia realmente funciona.

Por exemplo, um representante da Intel converteu um filme inteiro de cores para preto-e-branco, e vice-versa, começando com os objetos mais próximos da câmera e indo progressivamente mais longe, porque sabia a distância desses objetos. Em outro exemplo, eles mostraram flocos de neve caindo em uma bicicleta, e ela só se acumulava nas superfícies superiores dos objetos na foto.

dell idf (6)

Infelizmente, o tablet mais interessante do mundo também tem o nome mais chato: Dell Venue 8 7840. Também não sabemos seu preço nem duração de bateria. Mas eis o que sabemos: ele roda Android 4.4 em um processador Intel Atom Z3580 quad-core de 2,33 GHz, tem conectividade Wi-Fi e 32 GB de armazenamento (expansível via cartão microSD), e deve estar disponível no final do ano nos EUA e em outros países.

Ele também deve ser o primeiro de muitos: os parceiros da Intel planejam integrar a câmera RealSense em outro dispositivo com 4G LTE, e em outro dispositivo com uma tela maior e um teclado.

dell idf (7)