A Lenovo demonstrou durante sua conferência Tech World, que aconteceu na semana passada em São Francisco, nos Estados Unidos, o Folio, um protótipo completamente funcional com uma tela flexível que permite transformar um dispositivo do tamanho de um smartphone em um tablet. A ideia é colocar as melhores características dos dois em um único aparelho que você poderia carregar no bolso.

• Esta tela dobrável da Xiaomi parece funcionar muito bem
• Lenovo deixará de lançar smartwatches Moto por tempo indeterminado

Assim como carros voadores, smartphones e tablets dobráveis sempre pareceram ser aparelhos que estão a apenas alguns anos de distância dos consumidores. Já fomos provocados com dispositivos parecidos com o Folio antes, mas parece que eles nunca irão se materializar como um produto real. Lembra do conceito do Courier, da Microsoft? Sabemos que a tecnologia de telas flexíveis existe, já vimos demonstrações durante feiras como a CES na última década, mas queremos mais do que apenas demonstrações bacanas.

Eu odeio ter que ficar alternando entre meu iPhone e iPad para realizar determinadas tarefas, mas ler quadrinhos ou revistas em uma tela pequena é um ato frustrante. Ao mesmo tempo, eu me recuso a comprar um iPhone Plus, com tela maior. Fazer malabarismo entre diversos aparelhos é menos irritante para mim do que ter um celular monstruoso no bolso. Um dispositivo com tela dobrável é o melhor dos dois mundos e um sonho que tenho desde que li pela primeira vez sobre essa ideia, em uma cortesia de Arthur C. Clarke.

É por isso que o Lenovo Folio me animou. O YouTuber Kim Poh Liaw gravou uma demonstração do híbrido de smartphone/tablet em ação na Lenovo Tech World. Embora o protótipo tenha sido manuseado apenas pelo profissional treinado pela companhia (que, sem dúvidas, deve valer uma pena fortuna), ele se transformou facilmente de um smartphone com tela de 5,5 polegadas para um tablet de 7,8 polegadas.

O aparelho roda Android 7.0 Nougat com um processador Snapdragon 800, e sua interface se reconfigura automaticamente para tirar vantagem do espaço disponível na tela. Na demonstração, quando ele está no modo smartphone, a metade traseira da tela mostra uma pré-visualização em tempo real para uma pessoa que está sendo fotografada. Mas o apelo real do Folio é quando ele se transforma em um tablet, com uma tela maior que facilita o trabalho, leitura e consumo de filmes.

gx4j38nw3hfxmorf4nbs

A Lenovo não tem planos oficiais para trazer o Folio para os consumidores, mas mesmo assim existem várias razões para ficar animado com ele. A companhia conseguiu incorporar a tecnologia de tela dobrável em um dispositivo que parece ser apenas um pouco mais grosso do que os smartphones e tablets vendidos atualmente. Estamos um passo mais próximo desses aparelhos se tornarem uma realidade.

[YouTube via Android Community]