Semana passada, vimos rumores sobre a Intel dizendo que o Windows 8 será lançado antes de estar pronto. Desta vez, parece que a Intel também não está 100% preparada: alguns tablets com Clover Trail podem sofrer atraso por causa da Intel.

De acordo com a Bloomberg, que cita uma fonte anônima, a Intel está atrasando alguns tablets com Clover Trail. E qual o motivo?

A Microsoft ainda não aprovou nenhum tablet com o processador Intel de codinome Clover Trail, porque a fabricante de chips não produziu o software necessário para gerenciamento de energia.

E gerenciamento de energia é algo essencial para dispositivos móveis. A Microsoft não confirma nem nega a informação à Bloomberg. Por sua vez, um porta-voz da Intel diz que tablets e híbridos com Clover Trail chegam ao mercado em 26 de outubro, junto ao Windows 8.

Mas isto joga dúvida sobre esta nova geração de chips Atom. Para o SemiAccurate, a Intel teme que o Clover Trail não corresponda às expectativas: a empresa ainda revela poucos detalhes técnicos sobre o novo processador; e no Intel Developer Forum, falou mais sobre o Windows 8 que sobre o chip. Vale lembrar que a Microsoft não usa Clover Trail em seu tablet Surface – a versão x86 tem Intel Core.

A situação no mercado de PCs é delicada: as vendas devem crescer apenas 1% este ano, o pior desempenho desde 2001. Microsoft e Intel precisam que tudo dê certo desde o início, para não queimar a imagem do novo hardware ou do Windows 8. [Bloomberg]