
Tartaruga gigante de 135 anos consegue ser pai pela 1ª vez

Uma tartaruga gigante de Galápagos de nome Golias, animal mais velho do Zoológico de Miami, de 237 quilos, completou 135 anos se tornando pai. E o mais surpreendente, tudo isso no mês do Dia dos Pais nos EUA.
O primeiro filhote nasceu em 4 de junho, após 128 dias de incubação, de uma ninhada de oito ovos de 27 de janeiro. Esta, aliás, foi a primeira vez que uma tartaruga gigante de Galápagos nasceu no Zoológico de Miami.
“Este Dia dos Pais será ainda mais especial no Zoo Miami, pois não só celebraremos o aniversário de Goliath, mas também celebraremos como os astros finalmente se alinharam para torná-lo pai pela primeira vez em seus incríveis 135 anos de vida”, disse Ron Magill, diretor de comunicações do Zoológico de Miami, em um comunicado à imprensa. “Ele é uma inspiração para nunca perder a esperança.”
De acordo com registros oficiais, Golias nasceu na Ilha de Santa Cruz, no arquipélago de Galápagos, próximo ao Equador, no Oceano Pacífico, em 15 de junho de 1890. Em 1929, foi para o Zoológico do Bronx e, em 1981, chegou ao Zoológico de Miami.

A tartaruga Golias e seu filhote – Imagem: Reprodução
No entanto, nunca havia gerado um filhote com sucesso, apesar de tentativas de reprodução com várias fêmeas, segundo Magill. A população desses animais caiu drasticamente antes do século 20 pela exploração humana e a introdução de espécies invasoras nas Ilhas Galápagos.
Estima-se que a mãe, Sweet Pea, tenha entre 85 e 100 anos. Ela chegou ao antigo Zoológico Crandon Park, em Key Biscayne, Flórida, em 1960. Juntos, eles ultrapassam os 200 anos, o que levou o Zoológico de Miami a candidatá-los ao Guinness World Records nas categorias de “Pai de Primeira Viagem Mais Velho da História” e “Pais de Primeira Viagem Mais Velhos da História”.
Embora ambos estejam saudáveis, eles não reconhecem a presença do filhote, conforme o comportamento natural da espécie. Na natureza, os filhotes de tartaruga-das-Galápagos não recebem cuidados parentais após nascer. De acordo com Magill, o filhote já deixou a incubadora e está em um recinto separado, com uma vida ativa e saudável.