_Smartphones

Os novos smartphones da TCL mostram como será o futuro dos dobráveis

Os telefones conceituais apresentados pela TCL são apenas três dos mais de 30 conceitos dobráveis ​​que a empresa afirma ter em desenvolvimento.

Ainda estamos muito no início dos telefones dobráveis. E embora alguns aparelhos, como o Galaxy Z Flip da Samsung, tenham mostrado seu potencial, a TCL tem uma série de novos dispositivos conceituais que tornam os próximos dobráveis ainda mais emocionantes.

No total, existem três conceitos, cada um adotando uma abordagem diferente para o desafio do telefone dobrável. Nós já vimos o dobrável que parece um livro da TCL na época da CES, então eu não vou gastar muito tempo nele, além de dizer que ele funciona de forma muito similar ao Galaxy Fold da Samsung, mas sem o pequeno vão que o Galaxy Fold apresenta quando sua tela está fechada.

Em seguida, temos uma verdadeira monstruosidade no conceito dobrável de três partes da TCL. É estranho e incrivelmente complicado, mas a simples capacidade de transformar uma coisa em forma de telefone de 6,65 polegadas em um tablet de 10 polegadas ainda é bastante impressionante. Além disso, o conceito dobrável em três partes apresenta dois tipos diferentes de dobradiças, o que a TCL chama de Dragaon Hinge (“dobradiça de dragão”, em tradução livre) e Butterfly Hinge (“dobradiça de borboleta”). Eles dobram em direções opostas.

Isso permite que o telefone se transforme em uma enorme variedade de posições. Se você não precisar de tudo isso de tela, poderá dobrar um terço dela para usar como um suporte. Ou, se você estiver em um local com espaço limitado, como em um trem lotado, você pode usar um lado para segurar e ainda ter muito espaço na tela sobrando.

No entanto, há muitas desvantagens no design atual do dobrável de três partes. Ele é pesado, sua dobradiça é bastante rígida embora ainda pareça um pouco instável. Quando reduzido ao seu menor tamanho possível em forma de telefone, ele é super espesso também. Mas eles são dispositivos conceituais, então deve haver pelo menos um pouco de estranheza neles, certo?

Se a TCL puder reproduzir os formatos e a tecnologia de dobradiça, quando os displays flexíveis melhorarem, a TCL deverá estar muito mais preparada para criar dispositivos dobráveis ​​acessíveis e prontos para o consumidor.

E depois há o conceito rolável da TCL (ou melhor, o conceito deslizante), que foi mencionado em um vazamento anterior. Embora sua tela fosse apenas uma maquete impressa em vez de uma tela funcional, essa coisa pode ser ainda mais ambiciosa do que o dispositivo dobrável em três partes TCL.

Em vez de dobrar, ele possui uma tela deslizante que a TCL diz que usará hastes mecânicas para expandir a tela de 17 cm para 20 cm sempre que você desejar usar com um simples gesto. E, ao contrário do dispositivo dobrável em três partes, esse aparelho mede 9 mm de espessura, por isso é pouco mais espesso que um Samsung Galaxy S20 Ultra. E quando a tela não está totalmente “puxada”, ela volta para dentro do corpo do telefone, o que torna a coisa toda menos volumosa do que muitas outras dobráveis.

[foo_gallery]

Dito isto, mesmo que seja apenas um conceito, o rolável tem seu próprio conjunto de problemas. O primeiro deles é simplesmente obter uma tela que possa lidar com um raio de curvatura tão apertado sem se destruir no processo. Além disso, mesmo nesta maquete, você pode ver arranhões nos quais o mecanismo deslizante do conceito danificou sua tela falsa. Com um design como esse, é extremamente importante garantir que não haja poeira ou partículas que possam arranhar a tela enquanto ela desliza para dentro e para fora.

Mas o que pode ser a parte mais interessante sobre tudo isso é que os telefones conceituais da TCL são apenas três dos mais de 30 conceitos dobráveis ​​que a empresa afirma ter em desenvolvimento. Além disso, a TCL tem uma filosofia muito diferente quando se trata de dobráveis ​​do que uma empresa como a Samsung. A TCL não fabrica TVs super premium ou telefones de US$ 1.000, seu foco é fabricar produtos de médio porte bons que enfatizam seu valor, em vez de tentar exagerar nas especificações mais exigentes.

Então, embora isso signifique que não poderemos ver telefones ​​ou tablets dobráveis da TCL nas prateleiras tão cedo – mesmo este ano, esses conceitos são um bom sinal para quem fica intrigado com o que dispositivos como o Galaxy Fold ou o Galaxy Z Flip podem fazer, mas não querem desembolsar US$ 1.400 ou mais pelo que ainda é muito emergente em tecnologia. A tecnologia de tela flexível já está mudando a maneira como as pessoas abordam o design de smartphones, e é divertido ter uma pequena amostra de até onde as coisas podem chegar.

Sair da versão mobile