_Aplicativos

Garotas brasileiras são premiadas por desenvolver app que ajuda viajantes

Duas garotas brasileiras venceram um programa de empreendedorismo para meninas com o HOP - Help Other People, uma rede social para viajantes.

A participação das mulheres no mundo da tecnologia ainda é bastante restrita. Buscando estimular a igualdade de gêneros no setor, a ONG Iridescent promove no mundo todo o Technovation, programa de empreendedorismo para meninas. Na edição desse ano a iniciativa contou com um desafio exclusivo para as brasileiras.

>>> Campanha da Microsoft quer incentivar meninas a entrarem no mundo da programação

A proposta era desenvolver um aplicativo com foco em relacionamentos entre pessoas, organizações e governos para a categoria Technovation Dix. Eduarda Stephanie Pires de Oliveira e Jaini Cristina de Oliveira, ambas com 17 anos, venceram a etapa local com o HOP – Help Other People, uma rede social onde viajantes podem obter informações sobre os locais, dicas de atrações e avisos. É possível, por exemplo, receber notificações quando contatos específicos precisam de ajuda.

A ideia é que os dados da rede possam ser usados online ou offline e que as pessoas troquem conhecimentos por um chat que pode ser traduzido simultaneamente. Outro potencial do app é a divulgação de locais que nem sempre constam em roteiros turísticos, por meio de mapas colaborativos.

No começo do ano, os times de meninas de 10 a 18 anos seguiram um currículo de 50 horas, com o apoio de um coordenador e uma mentora, para serem capacitados a desenvolverem um app que solucionasse problemas sociais. Na 4ª edição anual no país, 3 mil meninas já foram capacitadas pelo programa e 155 aplicativos foram desenvolvidos.

As duas garotas ganharão R$ 3 mil em prêmios e irão integrar o banco de currículos de programadores da DIX. Elas esperam lançar o aplicativo na Google Play Store para o público em agosto.

Foto do topo: Eduarda Stephanie e Jaini Cristina com os mentores Rafael Prearo e Talita Cypriano (Divulgação)

Sair da versão mobile