_Microsoft

Teclado infravermelho da Microsoft oferece controle por gestos para todo PC

Os gestos que o trackpad do seu laptop oferece provavelmente são muito bons, e fazem a combinação de teclado e mouse no desktop parecerem antiquados. A Microsoft pode mudar isso com um novo protótipo de teclado: ele possui sensores infravermelho entre as teclas para permitir o controle por gestos com a mão. Os 64 sensores […]

Os gestos que o trackpad do seu laptop oferece provavelmente são muito bons, e fazem a combinação de teclado e mouse no desktop parecerem antiquados. A Microsoft pode mudar isso com um novo protótipo de teclado: ele possui sensores infravermelho entre as teclas para permitir o controle por gestos com a mão.

Os 64 sensores infravermelho de proximidade têm uma resolução baixa, mas com uma taxa de atualização super-rápida de 300Hz, eles podem acompanhar o movimento rápido da mão sem dificuldade.

Como você pode conferir no vídeo abaixo, o teclado reconhece gestos de deslizar para rolar páginas, pinch-to-zoom, e movimentos para alternar entre programas:

O projeto de pesquisa se chama “Digitar-Pairar-Deslizar em 96 bytes” e foi apresentado esta semana em uma conferência no Canadá. A Microsoft, no entanto, não indica quaisquer planos concretos para transformar este protótipo em um produto real.

E isso pode demorar: em 2008, a empresa apresentou um conceito multitoque que só virou realidade na capa Touch Cover do Surface, quatro anos depois. E em 2009, eles apresentaram um teclado sensível à pressão, que reduziria erros de digitação quando duas teclas fossem pressionadas simultaneamente – mas ele ainda não se tornou realidade.

De um jeito ou de outro, o protótipo da Microsoft definitivamente parece mais prático do que o Leap Motion, que parecia muito bacana mas acabou sendo meio desajeitado no dia a dia. No futuro, seu teclado pode ser também o mouse. [Microsoft Research via The Verge]

GIF via YouTube; imagem por Microsoft Research

Sair da versão mobile