A Apple quer muito que você reconheça que o iPad é um substituto do MacBook. Então, após adicionar o suporte a cursor na última versão do iPad OS, a companhia agora quer reimaginar o Smart Keyboard incluindo uma espécie de trackpad.

De acordo com uma nova reportagem do Information, a Apple está se preparando para lançar um novo teclado junto com um iPad Pro em setembro. Quando vi estes relatos, imaginei imediatamente os lindos teclados de alumínio da Brydge, que vão começar a ser entregues nos EUA em abril, que também contam com trackpads para tirar vantagem do suporte ao cursor no sistema do tablet.

No entanto, umas das fontes do Information diz que o novo teclado da Apple também seria construído com tecido, como os teclados anteriores do iPad Pro. Esta é uma ideia horrível! O teclado de tecido definitivamente não era bom. Digitar nele era esquisito pois faltava firmeza, as teclas desbotavam e algumas pessoas do Gizmodo viram as teclas enrugarem com o tempo. Resumindo: o Smart Keyboard de tecido para o iPad Pro é ruim.

Os teclados da Brydge parecem bons e similares aos do MacBook — embora sem os problemas de teclado do laptop. Ainda não testei um desses, e eles são caros (com preços entre US$ 200 e US$ 230 para versões de 11 e 12,9 polegadas, respectivamente). O design com dobradiças de alumínio faz com que eles pareçam mais pesados do que o atual Smart Keyboard, da Apple. A distribuição de peso do Smart Keyboard permite que o iPad Pro se equilibre na vertical sem um suporte, como o presente no Surface Pro. Não está claro qual seria a abordagem da versão redesenhada com um trackpad.

Também espero que a Apple suporte totalmente um cursor no estilo MacBook para o iPad sem exigir que os usuários que queiram usar um cursor passem por um processo complicado para ativá-lo nas configurações de acessibilidade. Presumo que a Apple queria começar de alguma forma, e suportar o Assistive Touch como uma funcionalidade de acessibilidade faz sentido. Mas com um trackpad real vem a necessidade de um sistema de cursor mais completo.

É claro, o que algumas pessoas realmente querem é um MacBook com tela sensível ao toque. De jeito nenhum isso vai acabar com esses rumores e especulações, mas parece que a Apple está bastante empenhada em equipar o iPad com ferramentas para torná-lo mais útil (Só peço, por favor, que não venha com o teclado de tecido).