_Mac

Uma primeira olhada no novo teclado do MacBook Pro

A Apple tem tentado aperfeiçoar seus teclados nos últimos anos. Até agora, foram três tentativas e um sem fim de programas de reparo. A quarta tentativa está na última versão do MacBook Pro, laptop que o pessoal do iFixit desmontou recentemente. O design das teclas desta geração do caríssimo notebook da Apple é novo. Ele […]

Novo teclado borboleta do MacBook Pro sendo desmontado

iFixit

A Apple tem tentado aperfeiçoar seus teclados nos últimos anos. Até agora, foram três tentativas e um sem fim de programas de reparo. A quarta tentativa está na última versão do MacBook Pro, laptop que o pessoal do iFixit desmontou recentemente.

O design das teclas desta geração do caríssimo notebook da Apple é novo. Ele funciona? Ainda não dá para saber.

A nova geração do teclado “borboleta” do MacBook se parece bastante com as versões anteriores, com exceção de algumas particularidades. Enquanto a terceira geração do teclado tinha uma membrana pegajosa parecida com um silicone para proteger o mecanismo das teclas, o novo modelo tem um material transparente e aparentemente mais maleável. O pessoal do iFixit disse que esse material trata-se de poliamida, também conhecido como nylon.

A geração anterior do MacBook Pro (esquerda) tinha um teclado com uma membrana de silicone opaca, enquanto a nova geração (direita) tem uma membrana transparente. Foto: iFixit

Essa nova camada de proteção não é a única novidade do teclado do MacBook Pro 2019. De acordo com o iFixit, a redoma de metal que realmente faz os toques registrarem também tem um novo design.

Essas redomas são como aquelas tampas de segurança de potes de geleia — sabe aquela sensação boa quando você abre um pote de vidro e essa tampinha “estoura”? Bem, é basicamente assim que o teclado do MacBook Pro funciona. Se essa redoma de metal é danificada ou distorcida, a tecla pode parar de funcionar. O novo design dessa peça deve ser mais resistente.

Mas, novamente, ainda não fazemos ideia se isso realmente vai funcionar. A Apple tem projetado e reprojetado essas teclas borboletas desde que elas foram lançadas em 2015, e parece que a companhia tem utilizado milhares de usuários como beta testers. Foram necessários alguns anos para que a Apple reconhecesse as falhas do projeto original das teclas borboletas e oferecer um programa de reparo.

Cada novo design apresentou falhas e a Apple diminuiu o seu passo na expansão do programa de reparos. Isso até a semana passada, quando a companhia anunciou que quase todos os MacBooks com esse teclado estão qualificados para o reparo gratuito.

A Apple anunciou sua nova linha de MacBooks Pros e o novo design dos teclados borboletas ao mesmo tempo.

A pequena redoma de metal funciona de forma parecida com as travas de proteção de garrafas de vidro. Foto: iFixit

Ainda não sabemos se essa nova tentativa da Apple irá dar certo. A empresa trilionária já impressionou o mundo com o lançamento de smartphones, mas aparentemente os fãs de longa data estão preocupados com o fato de a Apple estar abandonando as suas raízes na fabricação de computadores.

Os teclados são componentes chave dos computadores, incluindo de laptops. Será que a Apple finalmente descobriu como criar um teclado decente para um laptop? Vamos ver.

Sair da versão mobile