A Microsoft lançou um novo teclado, mas ele vem sem tecla Windows. Ele tem, entretanto, uma tecla “Command”, e um pequeno interruptor para trocar entre o modo Windows, o modo Android e o modo iOS. É um teclado que pretende transformar qualquer tablet num Surface, ou quase isso.

O novo Universal Mobile Keyboard não é apenas um teclado Bluetooth; ele também tem uma capa destacável que dobra para ser usada como um suporte universal. Você pode colocar qualquer tablet ali e ele passa a funcionar como uma tela para você escrever e mandar alguns emails.

Divulgação

Eu testei um desses por alguns minutos e as teclas pareciam ser boas, com um “clique” satisfatório, mas a linha de cima foi reduzida à metade do tamanho das outras teclas, dificultando a tarefa de consertar seus erros de digitação — fica ainda pior se você, como eu, comete typos demais. Nada que não dê para você se acostumar, entretanto.

Divulgação

A bateria do teclado é carregada por micro USB e dura por até seis meses, de acordo com a Microsoft. E, graças à alavanquinha no topo, você poderá conectá-lo a três tipos de dispositivos (Android, iOS e Windows, a menos você não esteja ligando para a compatibilidade e não se importe que alguns botões de comando não funcionem direito). Considerando que ele vai custar US$80 quando for lançado em outubro, é melhor que ele sirva em mais de um aparelho mesmo.

O preço, aliás, pode dificultar as coisas, já que ele é mais caro que opções não-universais, como o Amazon Basics Bluetooth Keyboard, e como universal neste caso quer dizer apenas que as teclas de comando vão mudar de função de acordo com o sistema operacional usado, é apenas um luxo. Mesmo assim, é bacana ver a Microsoft se dedicando a outros tablets. Lembra quando os acessórios do Windows 8 pareciam superlegais? Bons tempos.