Criar música usando botões e luzes. Interagir com um lago real de forma virtual. Abrir um livro e vê-lo falando com você. Isto é só parte do FILE 2010 em São Paulo, exposição com entrada gratuita que une arte, tecnologia e interatividade. Ele está em sua 11ª edição e nós falamos dele ano passado, mas este ano ele tem uma novidade muito bem-vinda: antes limitado ao Centro Cultural Fiesp, agora ele se expande por toda a Avenida Paulista.

A exposição na Fiesp pode parecer intimidadora no início, então faça como eu fiz: relaxe, vá explorando as obras e converse com os guias, para entender como funcionam as instalações. Você vai descobrir como um repentista virtual faz música usando frases do Twitter; como criar sons diferentes tocando em um tecido; e como jogar uma espécie de air hockey virtual. Aliás, quem descobrir como funciona este último jogo entra de graça na exposição! Assim como todo mundo, porque a exposição é gratuita – mais um motivo para você ir visitar.

      

Veja mais fotos na nossa galeria do Flickr

Vale lembrar que nem todas as obras estão funcionando: como todo mundo pode tocar e mexer e pegar e usar, é normal que alguns aparelhos quebrem. Por exemplo, eu curti demais a ideia por trás da obra V+: um toca-discos onde são projetadas formas geométricas, que reagem ao passar pela agulha, uma experiência musical e visual ao mesmo tempo – mas ela não estava funcionando. Como a exposição vai até 29 de agosto, é só voltar de novo outro dia, e a obra deve estar funcionando de novo.

E depois que você sair do Centro Cultural Fiesp, tem mais! O FILE PAI (Paulista Avenida Interativa) consiste em obras, de acesso também gratuito, espalhadas pela Avenida Paulista. As instalações incluem um cubo espelhado que gera reflexões infinitas por todas as direções (no vão do MASP), jogos embutidos nas entradas dos três metrôs da avenida, e um ônibus que reproduz diferentes sons ao andar pela Paulista. Você confere aqui todas as obras do FILE PAI.

O FILE ainda oferece jogos multiplayer, workshops, simpósios, documentários e apresentações musicais. Você pode conferir todos os detalhes e datas no site do festival. Não deixe de visitar: para quem estiver em São Paulo e curtir tecnologia e arte, o FILE é parada obrigatória. [FILE 2010]

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Quando? De 27 de julho a 29 de agosto

Horários da exposição: segundas, das 11h às 20h; terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 19h

Onde? Centro Cultural Fiesp, Av. Paulista, 1313 – São Paulo (em frente ao metrô Trianon-MASP), e por toda a Avenida Paulista (veja aqui a lista dos locais)

Quanto custa? Gratuito