_Curiosidades

Tecnologia resolve seus problemas com a vuvuzela

Já cansou do barulho das vuvuzelas nos jogos da Copa, que não deixam você ouvir o comentarista e soam a todo momento? Muita gente também: estavam pensando em banir a vuvuzela na África do Sul, mas isso aparentemente não vai rolar. Se não acontecer mesmo, pelo menos podemos contar com a tecnologia para nos ajudar.

Já cansou do barulho das vuvuzelas nos jogos da Copa, que não deixam você ouvir o comentarista e soam a todo momento? Muita gente também: estavam pensando em banir a vuvuzela na África do Sul, mas isso aparentemente não vai rolar. Se não acontecer mesmo, pelo menos podemos contar com a tecnologia para nos ajudar.

O blog Audio Newsroom explica a solução criada pela Prosoniq, empresa alemã de software de audio:

O VuvuX é um plugin AudioUnit gratuito que suprime o ruído criado pelas trompetas sul-africanas  chamadas "vuvuzelas", em tempo real e sem afetar o comentário no audio nem a atmosfera do estádio, permitindo que você desfrute de uma Copa do Mundo 2010 sem ruídos.

A própria Prosoniq já tinha demonstrado como usar seu programa SonicWORX para distinguir as vuvuzelas do restante do som e suprimi-las. O programa sem o plugin não faz isso em tempo real, mas o resultado até que é bom:

O plugin da Prosoniq, assim como o SonicWORX, funcionam apenas no Mac OS X. O alemão Wolfgang Jung criou uma solução para Mac e PC. Agora você – ou a emissora de TV – só precisa arranjar um jeito de capturar o audio para filtrá-lo e pronto, adeus vuvuzelas. Enquanto isso não acontece, o jeito é se concentrar pra não perder o juízo com o NNNNNNUUUUUUUUU… [Prosoniq via Audio Newsroom via Marcelo Eduardo; imagem via]

Sair da versão mobile