Para celebrar o Dia Mundial do Asteroide, cientistas se juntaram para mais uma vez nos explicar todas as diferentes coisas que devemos fazer para evitar que um asteroide cause o apocalipse na Terra.

>>> NASA revela detalhes da missão para capturar um asteroide

A Agência Espacial Europeia aproveitou a ocasião para promover sua proposta Asteroid Impact Mission (AIM), que vai estudar como a trajetória de um asteroide pode ser alterada usando um impactador cinético. Eles também lançaram uma série de imagens com missões pensadas para impedir que uma rocha espacial bata no nosso planeta e acabe com a vida na Terra.

Basicamente, a ideia é disparar uma sonda que vai colidir com o asteroide a 6 km/s. A ESA explica:

A ser lançada em outubro de 2020, a AIM viajaria para um sistema binário – os asteroides emparelhados Didymos, que chegarão a uma distância relativamente próxima de 11 milhões de quilômetros da Terra em 2022. O corpo principal de 800 m de diâmetro é orbitado por uma lua de 170 m, chamada informalmente de “Didymoon”…

A AIM também seria a contribuição da Europa para uma missão maior de avaliação de impacto e deflexão, a AIDA. Cerca de quatro meses depois da chegada de AIM, a parte da AIDA liderada pela Nasa vai chegar: a sonda DART (Teste de Redirecionamento no Asteroide Duplo) se aproximará do sistema binário e, em seguida, se chocará direto com a lua a cerca de 6 km/s.

A chance de um asteroide gigante colidir com a Terra e eliminar a vida no planeta é baixa, mas uma rocha relativamente pequena já poderia causar grandes danos. Além disso, desenvolver tecnologia de redirecionameno de asteroides para fins de defesa pode ser muito útil de diversas formas. E se, por exemplo, conseguirmos usar impactadores cinéticos para desviar um asteroide rico em platina para o nosso caminho – isso pagaria o investimento na missão e ainda sobraria muito dinheiro.

Confira abaixo as imagens e o vídeo para ter uma ideia melhor de como a AIM vai funcionar.

AIM se comunicando com a Terra:
AIM ligando para casa

AIM se preparando para o impacto cinético:
AIM se preparando para o impacto cinético

AIM fazendo varredura no asteroide Didymoon:
AIM fazendo varredura no asteroide Didymoon

AIM usando imagens de infravermelho para monitorar o momento do impacto:
AIM usando imagens infravermelhas para monitorar o momento do impacto