Havia quem duvidasse que uma Retina Display para tablets fosse possível. Seria colocar mais de quatro milhões de pixels numa tela de 10 polegadas – impossível! Bem, eis que a Samsung chega com sua tela de 10,1 polegadas e resolução de 2560×1600. Com uma densidade de pixels insana de 300dpi, ela seria o que a Apple considera Retina Display para um celular. Só que a tela é para tablets.

Provavelmente a Samsung vai colocar esta nova tela em seus futuros tablets, mas quem sabe a Apple pegue esta tela para colocar num próximo modelo do iPad. (Hoje, quem fabrica as telas do iPad é a LG.) Bem, se a Apple não usar telas da Samsung, é possível que outras fabricantes criem telas semelhantes num futuro não muito distante. Aí poderemos ver Retina Displays em todo tipo de tablet, não só nos da Samsung.

A tela de resolução ultra-alta usa a tecnologia PenTile RGBW, que chamou a atenção quando foi usada no Nexus One. Muitos culparam a tela PenTile pelo texto borrado e gradientes mal-renderizados do superphone com Android, mas espero que a densidade de pixels enorme da nova tela ajude a superar esses problemas.

A Samsung diz que a tela estará pronta “para aplicações em tablet no final do ano”. Nossos olhos mal podem esperar. [Samsung]