_Tecnologia

Tela e-ink finalmente oferece cores de verdade

Boa notícia para quem espera um futuro com telas de e-ink coloridas: a Fuji Xerox desenvolveu um e-paper colorido que não precisa de um filtro de cores. Isto significa cores mais vivas que nos e-readers do passado. Em um leitor de e-book, geralmente adiciona-se a cor através de um filtro acima da tela preto-e-branco. Isso […]

Boa notícia para quem espera um futuro com telas de e-ink coloridas: a Fuji Xerox desenvolveu um e-paper colorido que não precisa de um filtro de cores. Isto significa cores mais vivas que nos e-readers do passado.

Em um leitor de e-book, geralmente adiciona-se a cor através de um filtro acima da tela preto-e-branco. Isso geralmente resulta em cores lavadas – como já vimos antes – que deixam muito a desejar.

Este protótipo da Fuji Xerox, no entanto, é bem melhor que aqueles e-papers com cores desbotadas. Ele funciona movendo as partículas ciano, magenta e amarelo que formam cada cor. Cada uma dessas partículas tem uma carga elétrica diferente, permitindo que cada uma das cores seja controlada de forma independente.

O e-paper contém dois painéis, e você consegue ver certa cor quando a partícula associada a ela vai para a frente da tela. Ela também tem partículas brancas, que ficam visíveis quando as partículas coloridas vão para trás. A tela tem resolução 800×600 e 5 polegadas.

Apesar de ser apenas um protótipo, é bom ver que o e-ink ainda está evoluindo. Assim, poderemos ver e-ink colorida presente em leitores de e-book – ou até mesmo tablets. [TechOn via UberGizmo]

Sair da versão mobile