_Tecnologia

Um dia, telas poderão ser feitas apenas com ar e água

Os mesmos elementos que mantêm vivos os humanos – água e ar – podem um dia ser usados para nos entreter: pesquisadores da Aalto University, na Finlândia, criaram uma tecnologia especial de telas que usa apenas ar e H2O. O segredo é uma superfície bastante hidrofóbica em dois níveis, que repele a água e prende […]

Os mesmos elementos que mantêm vivos os humanos – água e ar – podem um dia ser usados para nos entreter: pesquisadores da Aalto University, na Finlândia, criaram uma tecnologia especial de telas que usa apenas ar e H2O.

O segredo é uma superfície bastante hidrofóbica em dois níveis, que repele a água e prende o ar. Ela foi inspirada pela folha de lótus, que possui capacidades extremas à prova d’água. A superfície na verdade é coberta por pequenos cilindros, com dez micrômetros de diâmetro, repletos de filamentos ainda menores.

Usando uma agulha que funciona como cabeça de impressão, os pesquisadores conseguem secar partes da superfície – e assim escrever coisas nela – mesmo que a superfície fique submersa na água o tempo todo. Assim, eles conseguem escrever e reescrever desenhos e imagens complexas como uma impressora a jato de tinta.

E como essa “impressora” vira tela? Dr. Robin Ras, que chefiou a pesquisa na Aalto University, diz ao Gizmag: “Como não é preciso energia para manter o estado molhado, apenas para trocar entre estados, tal superfície pode agir como uma memória bi-estável facilmente legível”. Isso lembra um pouco a tecnologia e-ink. Então… um leitor de e-books à base de água? Pode ser: isto aqui é apenas o começo. [PNAS via Gizmag]

Sair da versão mobile