_Aplicativos

Telegram ganhou 75 novos usuários por segundo com bloqueio do WhatsApp

Enquanto o WhatsApp segue bloqueado, os brasileiros tentam encontrar alternativas para enviar mensagens.

Enquanto o WhatsApp segue bloqueado, os brasileiros tentam encontrar alternativas para enviar mensagens. Alguns estão usando VPNs para acessar o serviço; outros preferem migrar – mesmo que temporariamente – para uma alternativa.

>>> Oi entra com pedido para suspender bloqueio ao WhatsApp no Brasil
>>> Investigação de tráfico de droga ligado ao PCC é possível pivô de bloqueio do WhatsApp

O Telegram recebeu 1,5 milhão de novos usuários em cerca de cinco horas e meia*. Isso é equivalente a 75 novos usuários por segundo.

A alta demanda causou uma sobrecarga no serviço que envia códigos de confirmação por SMS. O Telegram avisou que o “serviço majoritário de SMS parou de enviar para o Brasil, o suporte deles disse estar quase resolvido”. O problema foi solucionado durante a madrugada.

E o Viber? Eles lembram apenas que têm “mais de 27 milhões de usuários no Brasil”. O WhatsApp tem mais de 100 milhões de usuários no país, segundo Mark Zuckerberg.

Em fevereiro, quando uma ordem judicial ameaçava suspender o WhatsApp no Brasil inteiro, Viber e Telegram entraram em uma disputa cheia de acusações no Twitter. Desta vez, eles não estão trocando farpas. Na época, o Telegram recebeu 2,5 milhões de novos usuários brasileiros; o Viber ganhou 3,5 milhões.

Enquanto isso, o ICQ afirma que, nas últimas 12 horas, o número de usuários brasileiros aumentou em 4 vezes, e a atividade deles triplicou.

 

O Facebook Messenger está avisando usuários que o WhatsApp caiu, mas ele continua funcionando:

E claro, se o WhatsApp caiu, isso não impede você de se comunicar com os amigos – não faltam alternativas para enviar mensagens:

Mesmo assim, há quem esteja usando VPN para fazer o WhatsApp funcionar. Isso envolve baixar um novo app para fingir que você está em outro país, driblando o bloqueio. É necessário que seus contatos também façam o mesmo, senão eles não receberão as mensagens.

Se você está pensando em seguir por esse caminho, tome cuidado com o que você compartilha, pois nem toda VPN é confiável. Confira uma lista de VPNs para Android aqui.

*Entre as 19h e 22h de quarta-feira, o Telegram recebeu 500.000 novos usuários do Brasil. Até a 0h23, o total já havia ultrapassado 1,5 milhão.

Foto por Microsiervos Geek Crew/Flickr; atualizado às 10h45

Sair da versão mobile