_NASA

O que o telescópio espacial Hubble capturou na data do seu aniversário?

O Telescópio Hubble, em funcionamento desde 1990, já proporcionou uma série de descobertas astronômicas. Você já imaginou o que ele pode ter capturado na data do seu aniversário?

Telescópio espacial Hubble. Crédito: NASA/ESA

Telescópio Hubble. Crédito: NASA/ESA

O Telescópio Hubble, em funcionamento desde 1990, já proporcionou uma série de descobertas astronômicas, entre as mais recentes um aglomerado de matéria escura, uma galáxia que tinha um aspecto meio macabro, imagens belíssimas de nebulosas, planetas, entre muitos outros avanços. Você já imaginou o que ele pode ter capturado na data do seu aniversário?

A NASA lançou um site para comemorar os 30 anos do Telescópio Hubble e ideia é justamente essa: mostrar o que ele capturou no dia que você faz aniversário.

A página, apesar de estar em inglês, é bem simples: você coloca o mês e o dia em que nasceu e aperta em “submit”. Em seguida, o site irá mostrar uma das imagens capturadas, detalhando o ano em que foi tirada e uma breve descrição.

No meu caso, o site mostrou o trabalho de 5 de abril de 2008, quando o Hubble captou uma imagem em infravermelho do centro da Via Láctea, revelando uma população de grandes estrelas e estruturas complexas.

Se você quiser, pode ver a imagem completa ou acessar uma outra página com mais informações sobre o item. É uma pena que todos os materiais estejam em inglês, mas mesmo que você não domine o idioma, vale a pena tentar usar o Google Tradutor.

Seria interessante se a página facilitasse compartilhar o conteúdo nas redes sociais, mas não tem botões fáceis por ali. Além disso, tenha um pouco de paciência: demorou até que eu conseguisse de fato colocar o mês e o dia do meu aniversário – o menu simplesmente não abria.

Chegando aos 30 anos e com um histórico incrível, o Hubble deve ser sucedido pelo Telescópio James Webb, que deve ficar pronto apenas em 2021 – a sua construção foi iniciada justamente em 1990, quando o Hubble começou a funcionar.

Sair da versão mobile