_CES 2019

Este tênis te alerta se a sua amada vovó cair, independente de onde ela estiver

Nossos tênis estão prestes a ganhar novas funcionalidades. A Nike tem desenvolvido uma tecnologia para que eles se amarrem sozinhos e esta startup francesa chamada E-vone tem uma solução voltada especialmente para pessoas idosas. Os sapatos inteligentes da marca são capazes de detectar quando o usuário cai e então envia um SMS com a localização […]

Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

Nossos tênis estão prestes a ganhar novas funcionalidades. A Nike tem desenvolvido uma tecnologia para que eles se amarrem sozinhos e esta startup francesa chamada E-vone tem uma solução voltada especialmente para pessoas idosas. Os sapatos inteligentes da marca são capazes de detectar quando o usuário cai e então envia um SMS com a localização para algum contato de confiança.

O objetivo é dar mais autonomia para os idosos e agir rapidamente em caso de quedas. Renaud Montin, diretor da companhia que nos apresentou o produto na CES 2019, conta que, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, 25% dos idosos americanos sofrem algum tipo de queda por ano. É um número significativo que, muitas vezes, pode se tornar uma fatalidade.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

O funcionamento do sapato é simples: há um GPS, acelerômetro, giroscópio e um sistema de pressão no meio da sola para detectar uma queda. Caso ela ocorra, um chip GSM incorporado ao calçado e uma antena de longo alcance são capazes de enviar o SMS para um contato de confiança com a localização precisa do ocorrido – assim, você pode chamar uma ambulância ou pedir para que um vizinho ajude.

A companhia explica que não há aplicativo para celular e que o tênis não precisa ser pareado com o smartphone, o que o torna mais atrativo para os idosos. A configuração do número de celular que recebe o SMS é feita via uma plataforma web.

A E-vone destaca que operários, excursionistas, seguranças e outras pessoas também podem tirar proveito da tecnologia.

Atualmente, existem 26 modelos de sapatos. Eles são vendidos em um modelo de assinatura; para permitir que os serviços de SMS funcionem sempre, custa 35 euros por mês e há uma espécie de “fidelidade” – é preciso assinar pelo menos por seis meses.

Questionado se a companhia pretende licenciar a tecnologia, o executivo disse que essa possibilidade ainda não está nos planos. Os calçados da E-vone já tinham sido exibidos na CES do ano passado, mas eram protótipos. O lançamento está programado para março deste ano, inicialmente apenas na França. Ainda não há planos de expansão definidos.

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!

O jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA, empresa que organiza a CES.

Sair da versão mobile