O HyperAdapt 1.0, tênis da Nike com sistema de amarração semelhante ao do filme De Volta Para o Futuro, foi lançado em dezembro de 2016 nos Estados Unidos e, desde então, vem sendo disponibilizado em pequenas quantidades. Agora, é a vez de o calçado chegar ao Brasil. Mas tão impressionante quanto sua tecnologia é o preço por aqui: R$ 3.499,90.

• A tecnologia por trás do tênis da Nike que se amarra sozinho pode antecipar o que vem por aí

O HyperAdapt 1.0 será lançado oficialmente no Brasil na próxima quinta-feira (24), na Nike Store da Oscar Freire e para membros do Nike.com. No dia seguinte, ele estará disponível para todos os usuários no Nike.com/nikelab. O modelo, que é unissex, chega na cor branca e na versão preto com branco.

Inspirado no tênis Air Mag, usado por Marty McFly no filme De Volta para o Futuro II, o calçado dispõe de um sistema de cadarços internos e um sensor de pressão na sola. Ao colocar os pés no calçado, os cadarços são apertados de acordo com uma “equação algorítmica de pressão”, e é possível ajustá-los por meio de um par de botões (+ e -).

O calçado conta com LEDs que indicam o nível de bateria do tênis. Segundo a Nike, a recarga leva cerca de três horas, e a autonomia do HyperAdapt 1.0 é de aproximadamente duas semanas. Um suporte magnético, como aqueles vistos na recarga de smartwatches, é responsável pelo processo.

Evidentemente, ninguém esperava que um par de tênis tão esperado e propagandeado como esse, com tamanha referência a um clássico do cinema, fosse ser barato. Mas o preço talvez seja ainda mais proibitivo do que muita gente esperava.

Abaixo, confira um vídeo produzido pela Wired para apresentar o HyperAdapt 1.0.