Plenoptic é o nome de uma nova tecnologia de lente realmente impressionante. Quando você a usa, você não precisa pensar se o objeto está com foco ou não. O sistema é capaz de criar o foco perfeito em qualquer ponto da foto mesmo depois dela ter sido tirada. Como é que é?

Criada pela Adobe, o Plenoptic consiste numa combinação muito inteligente de uma lente especial para sua câmera e um software para seu PC ou Mac.



Primeiro, a lente atomiza a foto em milhares de pequenas versões da cena, todas diferentes uma das outras, em ângulos e posições distintas. Quando você colocar essa lente em sua câmera DSLR, o sensor irá capturar um enorme painel de imagens feito com essas pequeninas imagens. O efeito é semelhante aos olhos de uma mosca.

Então, o software pega esse painel e combina as versões em uma só. Em poucos cliques, você pode mudar o foco da imagem do jeito que você quiser, escolhendo o plano que você prefere para deixar com foco perfeito.

Assistir a demonstração da tecnologia é quase mágico. Basicamente, esses caras criaram algo que você costuma ver em seriados policiais na TV, ou em filmes, tornando isso em algo real. Tenho certeza que no futuro nós teremos coisas assim:

No entanto, eu espero que eles foquem o trabalho em “conseguir foco de objetos nus em todos os tipos de lingeries”. [Laptop Magazine]