_

Terremoto faz trilhos de trem virarem espaguete

Isto não é Photoshop, é sério. Neste último mês de setembro, um terremoto chacoalhou Canterbury, na Nova Zelândia. Mas em vez das cenas de destruição e escombros, os tremores deixaram para trás algumas cenas bizarras - como estes trilhos deformados no meio do campo inalterado.

Isto não é Photoshop, é sério. Neste último mês de setembro, um terremoto chacoalhou Canterbury, na Nova Zelândia. Mas em vez das cenas de destruição e escombros, os tremores deixaram para trás algumas cenas bizarras – como estes trilhos deformados no meio do campo inalterado.

Dave Petley, blogando no site da American Geophysical Union, não tem certeza do que causou as estranhas deformações, mas especula que "a compressão na linha de trem, bastante resistente, se acomodou quando encontrou um ponto fraco, levando a uma deformação comparativamente rápida para formar a saliência principal na esquerda. Isto então concentrou estresse em ambos os lados da saliência, permitindo que o outro lado (direito) se dobrasse na mesma forma." Hm! De um jeito ou de outro, isto nos faz lembrar como as forças físicas debaixo de nossos pés são incrivelmente poderosas. [AGU via Reddit]

Sair da versão mobile