_Tecnologia

Tesla interrompe o lançamento de novo software devido a problemas de “última hora”

A Tesla planejou lançar a versão beta 10.2 para cerca de mil motoristas na sexta-feira, mas isso não aconteceu.

Um lançamento planejado da versão Full Self-Driving (FSD) 10.2 beta – autônoma – da Tesla para cerca de mil proprietários com pontuações de segurança “perfeitas” foi adiado no sábado. Ao explicar o atraso, o CEO Elon Musk afirmou que havia “algumas preocupações de última hora sobre a construção”.

Os motoristas de Tesla estavam entusiasmados no início desta semana quando Musk anunciou que cerca de alguns deles, com pontuações de segurança perfeitas – a escala de 0 a 100 que a empresa usa para determinar se o motorista terá um acidente futuro – iriam receber FSD na versão 10.2 beta à meia-noite de sexta-feira. Ao contrário do que seu nome diz, o software não permite que os carros da Tesla se dirijam sozinhos. Ele fornece assistência em rodovias e ruas da cidade, mas requer supervisão do motorista o tempo todo.

Como acontece com todos os prazos de Musk, este não foi muito diferente – a Tesla não implementou o FSD. “Algumas preocupações de última hora sobre esta construção. Talvez chegue no domingo ou na segunda-feira. Desculpe pela demora”, tuitou o CEO no início do sábado.

Musk não detalhou quais as preocupações de última hora que causaram o atraso. No entanto, ouvir que o FSD 10.2 tem problemas não é uma surpresa. Cerca de dois meses atrás, a Tesla disse que o FSD versão 9 beta, que foi adiada por anos. Seria”fazer a coisa errada no pior momento”.

O plano inicial da Tesla consistia em lançar a versão 10.2 para cerca de mil motoristas com uma pontuação de 100/100 e analisar como eles se saíram com o software por vários dias. Se ocorresse tudo bem com o lançamento, Musk explicou, que a versão 10.2 começaria gradualmente a ser lançada para os motoristas com pontuação abaixo de 99. O sistema FSD foi operado por dois mil motoristas por quase um ano sem acidentes, disse o CEO em setembro, acrescentando que precisava permanecer assim.

“O sistema FSD beta às vezes pode parecer tão bom que a vigilância não é necessária, mas ainda assim, é. Além disso, qualquer usuário beta que não seja super cuidadoso será inicializado”, disse Musk na época.

De acordo com o site da Tesla, a pontuação de segurança do motorista é baseada em cinco métricas chamadas “fatores de segurança”, que são: avisos de colisão dianteira por 1.5 quilômetro, frenagem brusca, curvas agressivas, seguimento inseguro e desligamento forçado do piloto automático. Uma pontuação mais alta indica um motorista mais seguro, afirma a empresa, com a maioria dos motoristas com pontuação de segurança de 80 ou mais.

A Tesla recentemente foi criticada por reguladores como o National Transportation Safety Board. A chefe da agência, Jennifer Homendy, disse ao Wall Street Journal em setembro que a empresa não deveria lançar o FSD beta até que resolvesse os problemas de segurança em sua tecnologia.

 

Sair da versão mobile