_Tecnologia

Tesla lidera o Top 10 dos carros mais fabricados nos EUA em 2022

Pela segunda vez consecutiva, Tesla aparece no topo do levantamento do Cars.com. Ranking reflete cenário pós-pandemia com preço da gasolina em alta. Confira os dez mais

Tesla lidera o Top 10 dos carros mais fabricados nos EUA em 2022

Imagem: Tesla/Divulgação

A Tesla ficou em primeiro lugar em um ranking que avalia os carros que são mais fabricados nos Estados Unidos durante este ano. O levantamento foi feito pelo site Cars.com.

O Model Y aparece no topo da lista, sendo seguido pelo Model 3, ambos fabricados pela Tesla. A empresa de Elon Musk também aparece mais duas vezes no Top 10, com o Model X, na 5ª posição, e o Model S, na 6ª. A Honda, com quatro modelos entre os dez, também se destaca. Veja o ranking abaixo:

Classificação Modelo Local de montagem para carros vendidos nos EUA
1 Tesla Model Y Fremont, Califórnia, ou Austin, Texas
2 Tesla Model 3 Fremont, Califórnia
3 Lincoln Corsair Louisville, Kentucky
4 Honda Passport Lincoln, Alabama
5 Tesla Model X Fremont, Califórnia
6 Tesla Model S Fremont, Califórnia
7 Jeep Cherokee Belvidere, Illinois
8 Honda Ridgeline Lincoln, Alabama
9 Honda Odyssey Lincoln, Alabama
10 Honda Pilot Lincoln, Alabama

A lista leva em conta a fabricação dos modelos 2022 de 95 veículos. Além disso, são avaliados o local da montagem final, a porcentagem de peças dos EUA e do Canadá, país de origem dos motores e transmissões, assim como os funcionários americanos envolvidos na fabricação.

Com exceção dos Model Ys da linha de montagem em Austin, todos os Teslas são construídos em Fremont, próximo de São Francisco.

Em 2021, o mesmo levantamento já havia apontado que o Model 3 da Tesla era o mais fabricado em solo americano. Já o Model Y aparecia em 3º lugar no levantamento de 2021.

Segundo Jenni Newman, editora-chefe da Cars.com, o levantamento deste ano é interessante pois ele reflete o mercado atual pós-pandemia, com alta de preços da gasolina e, ao mesmo tempo, escassez de chips.

“O fato de a Tesla – uma marca totalmente elétrica de fabricação americana – aparecer com frequência e no topo da lista pode indicar um próximo alinhamento das forças de mercado que podem realmente explodir quando superarmos os problemas da cadeia de suprimentos de microchips, especialmente se os preços da gasolina permanecerem historicamente altos”, disse Newman ao Electrek.

Sair da versão mobile