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Tesla vai perder 1º lugar em vendas de carros elétricos para Volkswagen

Relatório indica que o ritmo de investimento atual da Volkswagen pode levar à troca na liderança do setor ainda em 2024

Tesla pode ganhar mais US$ 600 bilhões com novo supercomputador

Imagem: Reprodução/Pixabay

A Tesla corre o risco de perder sua posição de maior fabricante de veículos elétricos do planeta. Bom, pelo menos, é isso que sinaliza um novo relatório da Bloomberg Intelligence, consultoria que fornece de dados e pesquisas sobre empresas e mercados do mundo todo. Você pode ler o documento clicando aqui.

Na visão da Blolomberg Intelligence, a maioria das marcas tradicionais ainda patinam em fazer investimentos de curto prazo no setor de carros elétricos, atrapalhadas pelo aumento dos custos das baterias e à falta de escala do mercado.

Mas uma das fabricantes foge a essa regra: a Volkswagen. A marca alemã pode ultrapassar a empresa de Elon Musk em 2024.

O valor atual de mercado da Tesla é de US$ 686 bilhões — quase o dobro de todas as montadoras dos EUA e da União Europeia combinadas. O relatório aponta que dificilmente essas empresas, focadas na lógica tradicional de mercado, vão conseguir desvincular seus gastos e investimentos com veículos à combustão.

A Volkswagen, no entanto, planeja fazer o IPO (oferta pública de ações na bolsa) de sua marca Porsche, que vem acumulando bons resultados no setor de elétricos, no último trimestre de 2022. Isso sinaliza que os esforços da empresa devem, cada vez mais, estar voltados para esse segmento.

A projeção é que as vendas de carros elétricos da empresa sejam 30% maiores em 2023 e cerca de 45% em 2025. O mercado vê com bons olhos esses possíveis números. E isso permite que o tal IPO atinja valores astronômicos, na casa dos 85 bilhões de euros, segundo a avaliação da Bloomberg Intelligence. Mais grana chegando dos investidores, mais grana para investir em projetos de carros livres de combustíveis fósseis.

O preço da bateria é a pedra no sapato das empresas europeias e chinesas. Mas a Volkswagen está investindo nisso também: foram destinados 30 bilhões de euros à cadeia de suprimentos, incluindo a abertura de seis novas fábricas de células de bateria na Europa até 2030. Ao que tudo indica, o tempo de Elon Musk como rei do mercado de carros elétricos está com os dias contados.

 

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