_Apps da semana

Testa aí: Aplicativos para produtividade (27/03/21)

Se você está precisando de ferramentas para melhorar sua concentração e sua organização, nós temos três sugestões para você.

Foto: Rami Al-Zayat/Unsplash

Não dá para negar que a vida de todo mundo está meio bagunçada nos últimos meses, com mudanças de rotina e uma série de distrações. Mesmo assim, as cobranças não param. Se você está precisando de ferramentas para melhorar sua concentração e sua organização, nós temos três sugestões para você.

Idenati

Meu trabalho é basicamente no navegador: eu escrevo, pesquiso, leio, acesso e-mails e faço reuniões por ele. Se sua rotina é parecida, o Idenati pode ser um web app interessante. A ideia aqui é organizar tudo o que você faz no browser em um só lugar, quase como uma barra de favoritos com muito mais recursos.

Funciona assim: você cria atalhos para os sites e serviços que mais acessa e coloca tags neles — “trabalho” no site do sistema da empresa e no e-mail corporativo, “diversão” na Netflix e no YouTube e assim por diante. Daí, é só digitar o que você quer na barra de busca e pronto, verá todos os atalhos para aquele momento. É uma boa forma de encontrar fácil o que você quer em cada horário do seu dia ou em cada rotina. As tags são totalmente personalizáveis, o que dá bastante flexibilidade.

Além disso, o Idenati tem um sistema de anotações e listas que pode ser útil para você não esquecer o que tem que fazer e um gerenciador de senhas (mas eu não recomendo, prefiro usar uma solução mais conhecida).

Idenati: web

Lunatask

O Lunatask é um organizador que se dispõe a fazer de tudo um pouco para você. Ele tem lista de tarefas, registro de hábitos e diário de sentimentos em um só lugar.

Do ponto de vista da produtividade, ele se adapta a vários métodos para fazer você trabalhar melhor, como a técnica Pomodoro, o Kanban e o Must/Should/Want (preciso/devo/quero, em tradução livre). Assim, você consegue diferentes abordagens em um só aplicativo e pode colocar suas tarefas pessoais em um método e seus projetos de trabalho em outro, aproveitando o melhor de cada filosofia.

O ponto negativo do Lunatask é que ele ainda não está disponível para smartphones, apenas para desktops (Windows e macOS). Assim, talvez não se adapte tão bem a quem tem um trabalho mais móvel e precisa resolver muita coisa pelo celular. O criador do app diz que estes apps chegarão em algum momento.

Lunatask: Windows e macOS

Llama Life

Se você procura uma coisa mais simples que ajude a manter o foco no que você tem que fazer sem ficar perdido por listas intermináveis de projetos, o Llama Life é uma boa sugestão.

Ele roda no seu navegador e cria uma listinha de tarefas bem direta, sem muitas opções, cada uma com um emoji divertido. O segredo aqui é colocar quanto tempo você vai trabalhar em cada tarefa — o app programa o timer automaticamente com base na duração estimada dos afazeres. Simples e prático.

Llama Life: web

 

Sair da versão mobile