Não espalhe, mas alguns buracos estão começando a aparecer no jardim murado da Apple: o AirPlay nas TVs, Apple Music no Android, iCloud na web. E agora, um aplicativo iCloud atualizado e renovado para o Windows. À medida que a Apple dá pistas de ser mais compatível com várias plataformas do que no passado, o iCloud agora pode ser utilizado em Windows e Android?

Usuários de iPhone e Mac deveriam considerar usar Windows e Android também? Ou eles devem ficar com o hardware feito pela Apple? Nós selecionamos um PC com Windows e um Pixel 3a XL para tentar acessar nossos arquivos do iCloud e ver se esses aplicativos e serviços realmente funcionam ​​fora dos dispositivos da Apple.

iCloud no Windows

Baixando fotos do iCloud para o Windows. Captura de tela: Gizmodo

O iCloud está disponível como um utilitário no Windows há anos – assim como o iTunes, não se esqueça – mas este mês uma versão nova e melhorada do software apareceu na Microsoft Store oficial.

Uma das mudanças da nova versão é um processo de sincronização mais inteligente para que você possa manter os arquivos na nuvem sem precisar salvá-los localmente em uma máquina Windows, embora você ainda tenha acesso fácil a eles. Há também uma maior integração do iCloud no Explorador de Arquivos.

O aplicativo iCloud fica na área de notificação à direita da barra de tarefas do Windows: ele fornece atalhos rápidos para o download de fotos (por ano, para a pasta Imagens no Windows), upload de fotos e direcionamento para o portal do iCloud.

Integração do iCloud no Windows File Explorer. Captura de tela: Gizmodo

Abra o painel de configurações do iCloud e você poderá organizar a sincronização com o Windows em quatro áreas: iCloud Drive, fotos, e-mail (e contatos e calendários, via Outlook) e marcadores. Você também pode ver quanto do seu armazenamento do iCloud você está usando no momento.

Então, funciona? Bem, é rudimentar e, ocasionalmente, lento, mas realiza o trabalho que promete. O problema é que o Dropbox, o Google Drive e até mesmo o OneDrive são um pouco (ou muito) superiores nesse tipo de sincronização entre plataformas – se você realmente precisa acessar os arquivos do iCloud/Mac no Windows, eles são alternativas melhores.

Mesmo algo tão simples como extrair uma foto no nosso iPhone, abri-lo e editá-lo no Windows, em seguida, sincronizá-lo de volta para um Mac foi um processo repleto de atrasos e inconvenientes (embora acabamos conseguindo).

Configurações do iCloud no Windows. Captura de tela: Gizmodo

Na verdade, é mais fácil usar apenas a interface da web do iCloud (que também é uma opção para quem usa Chromebooks), a menos que você precise especificamente de cópias de todas as suas fotos do iCloud no seu computador Windows. O aplicativo iCloud Windows só é realmente superior em termos de upload ou download de um grande número de arquivos.

Trabalhar com arquivos do iCloud Drive em um navegador no Windows é uma experiência básica, mas razoavelmente suave: as alterações se propagam para o macOS em segundos, o componente Fotos também é direto e rápido, embora não chegue perto do aplicativo Fotos no Mac em termos de funções e recursos.

Os aplicativos web do iCloud definitivamente melhoraram nos últimos anos, mas ainda há muito trabalho a ser feito: isso é óbvio para qualquer um que carregue uma aba do iCloud Drive no navegador ao lado de uma do Dropbox ou Google Drive (o compartilhamento de pasta do iCloud está chegando, finalmente, em setembro).

O iCloud suite na web. Captura de tela: Gizmodo

Esses aplicativos da web são básicos, mas funcionam para visualizar lembretes e anotações, calendários e contatos, e tudo o que você tem no iCloud – você não precisa se preocupar com o fato não ter acesso às suas coisas se precisar mudar para uma máquina Windows. Mas fazer um trabalho sério baseado no iCloud no Windows é outra coisa, até porque nenhum dos principais aplicativos da Apple tem equivalentes do Windows.

No geral, o iCloud no Windows continua sendo uma experiência aceitável: você pode obter alguns e-mails e alguns compartilhamentos de arquivos, mas não espere que tudo seja executado da forma mais tranquila possível. Se você só precisa acessar um arquivo ocasional, ou quer transferir um monte de fotos para o iCloud do Windows, então tudo bem; para qualquer outra coisa, não é assim tão bom.

Se você é alguém que gasta muito tempo no Windows e no Mac, você sempre optará por uma das opções mais aprimoradas e mais naturalmente compatíveis entre plataformas: você vai manter todas as suas fotos e vídeos no Google Fotos, ou fazer toda a sincronização dos seus arquivos no Dropbox. A Apple tem um longo caminho a percorrer para mudar isso.

iCloud no Android

O Apple Music funciona bem no Android, pelo menos. Captura de tela: Gizmodo

Esta seção é muito mais curta, porque não há realmente uma opção para colocar suas coisas do iCloud – fotos, anotações, arquivos – no Android de alguma forma útil…pelo menos não sem usar um serviço de terceiros como o Dropbox para preencher essa lacuna. A Apple deve saber que está afastando as pessoas que usam múltiplas plataformas para longe do iCloud, mas não parece particularmente preocupada com isso no momento.

O Apple Music está disponível, no entanto. Se você paga US$ 10 por mês pelo serviço, então você pode, pelo menos, acessar suas músicas e suas listas de reprodução (e até mesmo seus arquivos locais, se estiverem na sua Biblioteca de Música do iCloud). Você também pode adicionar um endereço de e-mail do iCloud ao Gmail no Android, o que permite que você envie e receba mensagens do seu endereço do iCloud.

É aí que a possibilidade de usar o iCloud no Android de maneira séria começa e termina: Música e e-mail. A Apple não disponibiliza outros aplicativos para o Android e, embora seja possível copiar informações de contatos e calendários, é um processo desajeitado – e é um processo único, portanto não há sincronização bidirecional.

O portal do iCloud no Android e acesso ao e-mail do iCloud no Gmail. Captura de tela: Gizmodo

Ir para o portal da web do iCloud em um navegador no Android leva apenas à página Localizar meu iPhone, portanto, não há acesso a arquivos ou a outros aplicativos por padrão. Você pode solicitar a versão para desktop do site, mas o que você vai receber são apenas ícones minúsculos e um fluxo de trabalho bastante complicado – é tecnicamente possível fazer o download de fotos do iCloud para um dispositivo Android dessa maneira, mas está longe de ser uma experiência agradável.

Conseguimos carregar um PDF do iCloud Drive no Android usando o mesmo método, mas novamente você está trabalhando com ícones minúsculos e tentando lidar com uma interface da web que é lenta na melhor das hipóteses. Ele está lá para emergências e é só isso.

Você não pode utilizar o iCloud para coisas importantes no Android no momento, ponto final – se você usa regularmente um dispositivo Android ou acha que pode utilizar em algum momento, considere evitar o iCloud para tarefas gerais de armazenamento de fotos e arquivos. Se a Apple eventualmente vai resolver essas questões, teremos que esperar para ver…mas não crie muitas expectativas.