Desenvolvedores e profissionais de TI com contas no MSDN e TechNet, respectivamente, puseram hoje as mãos no Windows 8 — a versão final, aquela que nós só veremos no dia 26 de outubro. Mas se você não aguenta esperar tanto e acha meio errado esse lance de imagens vazadas e tudo mais, uma boa notícia: dá para testar o sistema durante 90 dias, cortesia da Microsoft.

A oferta se destina a desenvolvedores que estão criando apps para o Windows 8 e empresas que querem testar o novo sistema em seus ambientes, mas aparentemente não há impeditivos para que curiosos também entrem no barco. Aqui está disponível para download, inclusive em português do Brasil, uma versão de avaliação, válida por 90 dias, do Windows 8 Enterprise.

Entre o clique e o download, existe um pequeno formulário que deve ser preenchido. Após instalado, o Windows 8 deve ser ativado em até 10 dias. Quando o Windows 8 for lançado comercialmente, será preciso reinstalar o sistema a partir do DVD ou de um pen drive, ou seja, nada de atualização ou “downgrade” para a versão comercial a partir dessa.

Para aquela máquina secundária ou para quem não tem uma máquina de produção muito personalizada, é uma boa pedida para já ir se ambientando com a nova cara do Windows. Nós aqui também estamos bem curiosos para ver o sistema em ação e, em paralelo, preparando algumas surpresas bem legais para vocês relacionadas ao Windows 8. [Folha]